quarta-feira, 3 de agosto de 2011

3 FILHOS ...3 FORMAS DE AGIR


Quando tive o Sandro e a Jessica, achava que tudo era preto ou branco. Eles dormiam no berço deles. Eles tinham de aprender a adormecer sozinhos.Eles tinham de aprender a acalmar-se sozinhos (por isso, deixa chorar e já se vê). Enfim, achava que já sabia tudo e que tinha a solução mágica e certa para tudo. E agora veio o Dinis e eu mudei. Dei uma volta de 180º.

O Dinis não tem de se acalmar sozinho. Quando algo o aborrece eu acalmo-o. Afinal se ele está aborrecido há de ter algum motivo e à falta de palavras para mo demonstrar, chora. Porque é que o hei de deixar a chorar? O que é que ganho com isso?

O Dinis não tem obrigatoriamente que dormir no berço dele. As vezes  acaba por dormir na nossa cama ,quando esta birrento. E assim eu durmo mais e melhor, ele dorme mais e melhor, eu acordo mais bem disposta de manhã e toda a família ganha.

O Dinis não tem de adormecer sozinho. Eu sou o que ele conhece. Eu sou o porto de abrigo dele, sou a fonte de calma, amor, carinho... E se ele precisa de mimo para adormecer, seja. Temos tempo de lhe ensinar rotinas e não conheço nenhum adulto que precise de mamar na maminha da mãe antes de ir dormir.

Sou mais flexível com ele e comigo por causa dele. Noto-me mais calma, menos stressada. Não acho que lhe esteja a incutir maus hábitos só porque insisto que um bebé a quem são supridas as necessidades (fisicas ou emocionais) é um bebé mais feliz.

Não acredito mais no "deixa chorar" e todas essas teorias. Ele terá tempo para aprender a lidar com a frustração e não será ao mês de vida que tem que o fazer. Odeio ainda mais quando oiço essas barbaridades vindas de quem nos é próximo. "Chorar faz bem, abre os pulmões!"

Claro que sim! Eu própria adoro chorar (especialmente para me abrir os pulmões) e quando o faço é porque está tudo óptimo comigo e não preciso de nada.

Mudamos com o tempo. E ainda bem.
:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário