sábado, 21 de maio de 2011

Meu Amor...Por fim Chegaste VIII

 Dia 7 e 8 de Maio de 2011

Feliz e apaixonada...sao os dois estados de espirito que me caracterizam...
e como nao poderia estar apaixonada ao ver esta carinha mimosa...
Dorme bem e calminho,pouco chora,so mesmo se tiver muito areliado,mama no peito apenas,e gosta muito.
Que mais se pode querer?Nada mesmo a nao ser que sejam saudaveis e felizes e amados.
Passei mais um  fim de semana no Hospital,para fazer as 48h.Tive alta no Domingo embora a medica que me passou a alta Dra Alexia (uma das minhas medicas da materno fetal) tivesse um pouco de receio de me mandar para casa inda com uma hemoglobina de 6/7 mesmo depois de ter levado uma unidade de sangue.
E um facto que estava ainda bastante combalida,mas a minha vontade de vir para casa era maior e prometi a medica que iria tomar as vitaminas e cuidar-me ao maximo.
Quando o Nuno nos foi buscar no domingo eu praticamente pouco andava...muito devagarinho e cansa-me bastante,hoje em dia estou melhor,ja ando como deve ser e nao como uma velhinha,tenho tomado todas as vitaminas e procuro comer varias refeiçoes para ter sempre leitinho para o meu menino.

Fiquei pelas 36 semanas,ja tenho saudades da minha barrigona,e de sentir o Dinis ca dentro ,saudades que irei ter muito tempo,ate nao pensar mais nisso.

Como nao pude postar as 36 semanas,irei postar agora o que ja tinha preparado


36 semanas


 


Está grávida de 36 semanas – já só faltam 28 dias! Olha, poisé!
  
O bebé continua a ganhar peso – cerca de 30 gramas por dia. Gôdo! Pesa agora um pouco mais de 2,7 kg e tem cerca de 48 centímetros de comprimento. Gande e gôdo!

Está agora a perder a maior parte da penugem que lhe cobria o corpo, Ainda bem! Não ganhava para a depilação! bem como a vernix caseosa, a substância cremosa que tem protegido a pele durante a sua submersão em líquido amniótico.
  
O bebé engole estas duas substâncias, juntamente com outras secreções, hummm... que agradável! as quais se manterão nos seus intestinos até ao nascimento. Esta mistura escura, que se chama mecónio, constituirá as suas primeiras fezes. First poop!
  
No final desta semana, já será considerado um bebé de termo. WEEEEEEEEEE! Mais 7 dias! (Os bebés que nascem entre as 37 e as 42 semanas são considerados bebés de termo; um bebé que nasça antes das 37 semanas é um bebé pré-termo e, após as 42 semanas, é um bebé pós-termo.)
  
O bebé está agora muito provavelmente virado de cabeça para baixo, Sim, provavelmente continuará virado para a saída... a melhor posição para um parto sem problemas. Vamos lá ver o que nos espera. 

No entanto, se, na próxima semana, o bebé não tiver dado a volta, o médico poderá sugerir a marcação de uma “versão cefálica externa”, que é uma forma sofisticada de dizer que tentará virar o bebé manualmente, empurrando-o a partir do exterior da barriga. o.O Não me parece...

The countdown to your sweet lil' womb hi-jacker's eviction is closing in! Mais duas a quatro a seis semanas :P

In fetal developments: most of the bones (soft skull aside) in their little body are now completely hardened, Nota-se!  providing a solid structure from which they can now make their grand debut into the world. Tadah!

In physical fitness news: your mini-champ's muscle tone is improving, and you’ll be impressed by their steel-like Ulnar grasp (a newborn reflex that occurs if you lay your finger in their palm). awwww




E a mãe?

E eu!? Aaaiiiii isto anda muito difícil. Muitíssimo mesmo. Uns dias tou hiper bem (que é o caso de hoje) outros estou de rastos (que foi o caso de ontem). A minha estabilidade emocional é neste momento inexistente e vou de um extremo ao outro em 2 segundos. Não me canso de repetir para mim própria que tenho que ter calma! CALMA! 

Relativamente ao físico ando mais ou menos. Continuo cheia de azia. Sinto-me como se me estivessem a queimar a garganta e o peito com um maçarico e quase não consigo adormecer (não fosse eu estar tão cansada e acho que tinha tido mais uma crise de insónias). Dores no baixo ventre também são uma constante. Acho que são os ligamentos a dar de si mas nada que me impeça de funcionar. As ancas doiem a virar-me na cama e o caminhar à pata choca torna-se cada vez mais evidente. Isso e o andar devagar. Tenho que manter um ritmo muito controlado para não me desmanchar pelo caminho :P 

Todos os dias ando um pouco, e chego ao final do dia com as costas a gemerem de dores... nada que a bola não alivie. Para além disso não há muito a fazer. É suposto o corpo começar a dar de si para que as coisas se encaminhem. 

No geral sinto-me pior do que há uma semana atrás. Detesto sentir-me mal (quem gosta!?) e esta coisa de me cansar muito facilmente, de ter que fazer tudo com muita contenção, aborrece-me! Espero não piorar por aí além com o decorrer das próximas semanas. Vamos lá ver.

Se o miúdo quisesse nascer hoje já não lhe faltava tudo mas a verdade é que a casa está caótica e ando com uma preguiça gigante! Não me apetece fazer NADA! Isto, esta falta de vontade de limpar e arrumar, para mim significa que o nascimento ainda não está eminente. Para a semana faço planos de limpar o que falta,depois de me virem arranjar as janelas e depois plim... venha ele!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Meu Amor...Por fim Chegaste VII

DIA 6 De Maio de 2011 (sexta-feira)

3ºDia de Induçao
 (ultimo)

9horas

Manha quase igual a tantas outras que passaram ao longo destes 8 dias de clausura no Hospital S:Francisco de Xavier.Digo clausura ,mas nunca me considerei mal tratada ou tratada as 3 pancadas,pelo contrario.Sempre me acompanhou umas excelentes equipas medicas,auxiliares,enfermeiras,ate pessoal das limpezas. Nao tenho nada a dizer de ninguem,nem daqueles que me fizeram as "maldades" como falavam quando me vinham ou picar ou fazer toques.
Esta manha para mim tinha algo de diferente pois algo me dizia que era HOJE que iria conhecer o meu Anjo.
De resto tudo igual com os procedimentos iguais.
depois do pequeno-almoço Enfermeira la vinha com o carito medir a temperetatura e a tensao,ligar o CTG e ligar-me ao soro,pronta para mais um dia de Induçao.
_È hoje célia de hoje nao podes passar!
Embora o medo me corroe-se a alma em silencio,gostei de ouvir aquela frase e encheu.me de coragem para esse dia
Vamos a isto! pensei

A medica chegou por volta das 11h.
Era uma Interna que ja a tinha visto meia duzia de vezes ,uma delas foi com o Dr Pina Perreira.Sou sincera nao gosto muito de Internos (a maior parte ainda anda a tirar os cursos da especialidade)nao me sinto a vontade nem me inspiram confiança, mas coitados reconheço que eles juntamente com os estagiarios teem de apreender a ser uns bons médicos ,porque e isso que necessitamos todos.
_Dº Célia tem dores?
abanei a cabeça dizendo que nao
_hummmm e o ultimo dia hoje ,certo? perguntou olhando para o meu processo
_sim afirmei
_Entao vamos la ver....CTG ta optimo,sem alteraçoes,iremos fazer assim,vou lhe por 6 comprimidos no colo,e o maximo que posso por,e por volta das 13h iremos lhe ligar a oxitocina para ver entao se isto se torna rapido,ok?
_Sim...pensei por mim ta tudo bem,estou por tudo

Fez-me o toque verificando o utero eu nem senti os seus dedos e disse

_permeavel a 2 dedos.Ja ta melhor do que estava.agora vou por os comprimidos 1 a 1 no seu utero ,os ultimos e capaz de doer um pouco porque tenho que chegar mesmo em cima.
Pensei ,doer um pouco???La tera que ser ,mais dores...
Mas ate que nem doeu muito. Pos os comprimidos ,desejou-me boa sorte virou-se pa Marta.

13horas
Por volta das 13h a enfermeira apareceu a juntar-mea oxitucina ao soro e posso dizer que a partir dai ja nao tive mais sossego.As dores vinham e iam embora em intervalos de 10m,depois passou mais perto,e cada vez mais perto.O meu CTG agora se via altos e baixos na linha das contracçoes...eu nao tinha posiçao de estar,quando vinha a dor inspirava e soprava a vela como sempre ouvi falar,nao que isso me tira-se a dor,mas acho que ajudava algo.

17 horas

As horas proseguiam e as dores apertavam,queria fazer xixi mas nao conseguia na arrastadeira,tentei de todas as maneiras ,ate saltei como pude da cama,e pus a arrastadeira na minha cadeira sentando-me em cima ,mas nao conseguia,doiam-me os ossos da bacia e nao estava nada confortavel ,nao sei se eram os nervos ,ou era algo que sentia a tapar-me a bexiga.Estava aflita e chamei a enfermeira que la teve que me desligar os aparatos todos para eu conseguir ir a casa de banho fazer o meu xixi.Mesmo assim so com a torneira aberta e relaxando um pouco e que passados uns bons minutos la consegui fazer um xixi que se visse.
Voltei para a cama...as dores começavam a ficar insorpurtaveis,deu-me bastante calor e arranjei algo para me abanar.
Mudança de turno dos Enfermeiros e quem apareceu a porta do nosso quarto era o amigo Fatia,que me disse que ja vinha tratar de mim.
Nem sei o que pensei na altura,mas acho que gostei do que ele disse.

18 horas

O enfermeiro Fatia chegou ao quarto...
_Entao como e que é! vamos ou nao tratar de por isto em pratos limpos?
Eu ja tava por tudo e gemia com dores,a Oxitucina ia a meio do saco e ja começava a dar resultados,chamava-lhe o Soro maravilha.
O Enfermeiro depois de me medir a tensao e a temperatura disse que me ia ver o colo.Abri as pernas,mandou-me relaxar (como se isso fosse possivel a meio das contracçoes )
_Va la costas no colchao,nao fujas rapariga.Dissia enquanto metia os dedos ate ao Saco
_Ai!!! nao fujas
As dores das contracçoes juntavam-se as dores que ele tambem me estava a dar com aqueles dedos bem no fundo do meu utero a fazer movimentos
_Ja tens 3 dedos,ja ta quase! e Dito isto em poucos segundos depois senti uma grande quantidade de liquido quente a sair-me de entre as pernas
_Ai tou a fazer xixi!!! gemi
_nao tas nao! riu-se ele...e as aguas que ja estoirarm,eu nao te disse que quando eu chega-se hoje que te punha a andar la pa baixo.Prometi e paguei.Agora vai ser rapidinho,ja venho vou tratar da tua ficha
Agora sim eu tinha a certeza que tinha chegado a minha hora,liguei ao Nuno para vir rapido ,falando em tom tremido como podia
_Vem depressa que e agora,tou cheia de dores e vao me transferir para o Bloco ,se eu nao tiver aqui e porque ja fui
A Marta disse-me qualquer coisa ,mas eu nem entendia as suas palavras.O Fatia chegou com outra enfermeira e leveram.me a contorcer-me de dores ate ao Bloco no piso _1

18.30H

Senti enquanto me dirigia ao meu "quarto" a voz do Nuno que tinha chegado bem depressa,mas nao lhe deixaram ficar ao meu lado,disseram.lhe que o chamavam depois.
A minha espera tinha uma equipe formada por 4 mulheres bem dispostas,2 anestesistas,e 1 homem.
Estavam numa conversa animada e eu tinha dores e uma vontade de expulsao cada vez mais acentuada.
A Anestecista perguntou-me se queria a epidural
lembro-me de dizer que sim
perguntou se tinha alguma doença na coluna ao que eu afirmei espandilose.
Com a ajuda de uma senhora muito simpatica,puseram.me sentada na cama com perninhas a xines ,pois eu nao conseguia,porque parece que sentia o meu Dinis cada vez mais perto.
A senhora que me agarava disse para eu repirar e relaxar enquanto a anestesista me perparava a picada.
A famosa picada ,posso disser que acho que pouco senti,as contracçoes e o querer empurar pa fora o Dinis eram bem mais fortes,a unica coisa que senti ,foi um frio na espinha que era o liquido da anestecia a percorrer-me toda.
Deitaram.me com ajuda e ali fiquei a espera que fisesse efeito,posso dizer que acho que foi pelo menos uns 30 m
Mas a meio começei a me sentir bem melhor,ja nao sentia as contracçoes nem dores.Um autentico milagre da medicina.

SALVE EPIDURAL!!!!




19 horas


A medica da Marta veio me ver ,ela tinha dito que vinha,sempre julguei que fosse ela que me fizesse o parto ,mas ja la estava outra equipa. Falou comigo,fez-me uma festinha,desejou-me uma boa sorte e brincou com os colegas.Todos a postos aos seus lugares.Perguntaram.me o nome do Pai para irem busca-lo,mas so a 3 vez e que deram com ele na sala de espera.Estava na conversa com os tios e nem tinha ouvido a chamada e eu se nao estivesse tao drogada ,tinha ficado com os cabelos em pe.

A  Dra da Marta olhando para baixo constatou em tom de brincadeira.
_voçes despachem-se que eu ja tou a ver a cabeçinha do menino
O Nuno aproximou-se e viu tambem,lançou-me um sorriso e disse-me
_Ta pois! ali a espreita
Tava contente o meu marido,acho que foi a experiencia mais linda que alguma vez teve.Portou-se muito bem ao meu lado,tirou fotos,e ate cortou o cordao do filho.
A medica que me fez o parto ,mandou-me fazer força e a cabeça saiu
_Pare agora mae,nao faza mais força ,so quando eu disser
e eu obedecia,ouvindo falar em cabeçinha a mostra enchia-me de coragem para a proxima contracçao.
Nao tinha dores,nao tava cansada,bem dita epidural,posso dizer que curti imenso este parto

19.12m 

ola Dinis!

A medica mandou-me fazer muita força e eu fiz toda a que tinha...senti um volume bem quentinho e escorgadio a sair-me entre as pernas e segundos depois o choro mais lindo ouvido naquele Hospital.
O Nuno estava emocionado a olhar para o filho mas bastante nervoso
Eu adorei que ele tivesse ali comigo,nunca pensei.

Aqueles minutos encheram.me de felicidade durante os proximos anos.





Enquanto o limpavam e tratavam dele ,aspirandou,medindo,pesando,outra medica se encarregava de acabar o meu parto com a saida da Placenta que estava tao teimosa de me largar o utero, que tiveram de me levar para o Bloco das cesarianas para poderem.me fazer uma curetagem.A casinha do Dinis so saiu passado 1 e meia do Parto,e para isso ainda sofri mais um pouquinho porque ate alergia fiz a um antibiotico que elas me deram por causa da curetagem e o meu corpo começou a inchar ,mas tinha uma equipa muito atenta e correu tudo pelo melhor e por volta das 21 ja estava de novo ao pe dos meus 2 homens que tanto adoro.

Meu Amor...Por fim Chegaste VI

Dia 5 de Maio de 2011

2º DIA DE INDUÇAO

9HORAS...

Manha como todas as outras...

Rotina diaria,peq.almoço,banho...
Enfermeira vem com o carrinho onde traz o termometro e o medidor de tensao...Trata primeiro de mim...de novo tudo bem,tensao baixinha,de passarinho como elas referem,sem febre .Ligaçao ao CTG e ao Soro
Chegada dos medicos...Novamente a Dr Lina...Olha para mim e esboça um sorriso
-Entao Celia,ainda nada de dores?
_Dores leves pouco importantes,nada de especial.Respondi
_Vamos entao aumentar a dose dos comprimidos,hoje irei por 5.

Mais um toque...desta vez ainda menos senti,ela meteu o dedo o mais fundo que conseguio e senti a sua chegada bem perto do Dinis
-Ta aqui o malandreco,ja da para senti-lo....o colo ja ta bem melhor,mas ainda nao chega para o deixar passar,vamos esperar ate as 19h. Ainda temos mais um dia iremos fazer isto nas calmas.
Nas calmas? pois pensei.Por causa do possivel stress para o bebe.Por isso me ligam a este CTG,para ver todas as suas pulsaçoes e batimentos cardiacos,ao primeiro sinal de perigo ja sabem que tem de agir.Mas custa tanto estar deitada nesta cama na mesma posiçao tantas horas.
Cheirar o comer a hora do almoço e nem poder comer.
Ter uma vontade enorme de fazer chichi e ter de usar a arrastadeira na cama que nao e nada confortavel.Pois nem me posso destapar pois a cortina esta aberta e o marido da Marta passa ca muito tempo com ela
Se ouvesse uma nova gravidez e se eu tivesse que passar pelo mesmo ,iria querer um quarto so para mim,aonde tivesse mais privacidade.

19h 
por hoje esta acabado,o colo do utero abriu mais um pouco ,mas como a enf Ramos disse ainda muito pouco para ela poder fazer uma maldade a maneira dela para ser tudo mais rapido e para eu nao ter que levar ainda com mais 1 dia,que era o rompimento das aguas.Mas como ele ainda nao tinha a dilataçao desejada nada feito.Disse-me que depois do jantar que eu fosse andar um bocado que isso as vezes ajudava.
Janta-mos...eu estava esfomeada,alias a 2 dias que ando esfomeada,disem que o soro e posto para nos alimentar,mas eu nada vejo,e acho mesmo que a mim nao me faz esse efeito pois a fome quase me come a mim.
Depois do jantar desce-mos eu e a Marta ate o piso de baixo para ver se a Joana ainda la estava...e sim estava,muito chateada da vida dela,a Matilde dormia na sua caminha.
Entao a Joana contou-nos que nao lhe tinham dado alta pois a pressao dela tinha subido muito derivado a ansiedade de se ir embora.Os medicos perferiram esperar ate que volta-se ao normal.Mas a Joana tava louca para ir pa casa que nem se dava ao trabalho de nao pensar nisso.
Aconselhei-lhe a ter calma e despedimos-nos.
Algo me dissia que nao a devia ver muito mais,e nao a vi mesmo,deram-lhe alta na sexta-feira (Dia do Nascimento do Dinis).
A Sofia teve alta ao fim de 3 dias de cesariana mas a filhota teve que regressar aos cuidados intesivos derivado a uma infecçao urinaria que teria passado da mae para ela,estava numa incubadora.Coitadinha,pensei.Nasceu bem e logo agora tinha que lhe aparecer uma infecçao.Vamos e ver se o Dinis amanha nao lhe ira fazer companhia depois de nascer.
Voltamos para cima e depois do CTG e da ceia,fui novamente andar sozinha no corredor como a enfermeira tinha-me dito.
O Nuno tambem chegou para me ver assim que saiu do trabalho e ficou comigo um pouco e depois partiu,com esperanças de ser amanha o encontro com o seu bebe.Estava calmo,pelo menos era isso que me transmitia.
Deite-me por volta da meia-noite.Marta ja dormia...e eu dormi passado uns instantes. 

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Meu Amor...Por fim Chegaste V

Dia 4 de Maio de 2011

1º DIA DE INDUÇAO

9HORAS...

Manha como todas as outras...

Rotina diaria,peq.almoço,banho...para quem pode (nao e o meu caso que continuo ligada ao soro)
Enfermeira vem com o carrinho onde traz o termometro e o medidor de tensao...Trata primeiro de mim...de novo tudo bem,tensao baixinha,sem febre .Olha para o meu soro vazio e retira.me o cateter.Fiquei toda contente
_Aproveite e tome um banhinho antes do medico chegar.
Em um segundo levantei-me e fui para a casa de banho,que alivio poder fazer as minhas necessidades na sanita.Tinha passado a noite toda com o Boby e as minhas idas a casa de banho,derivado ao soro e ja estava mesmo saturada do meu animal de estimaçao que me tinham arranjado.

Depois do banho chegou a medica e fiquei mais contente quando vi que era a Dra Lina...e mais contente ainda quando ela me reconheceu...(a senhora da sexta-feira,como me apelidou)

Maos a obra que ja era tempo de começar a Induçao,ligaram.me ao CTG e a Dra fez.me o toque.Desta vez ja nao doeu o que me tinha doido com o Dr Pina,era natural pois devido a mdicaçao o colo do utero estaria a amaciar,mas levava tanto tempo...eu que julgava que em 1 dia estaria despachada e com o meu Dinis nos braços e nao estava a ser nada assim,ja la iam 6 dias,e mais viriam.A Dr Lina depois de examinar disse.me:

_Olha Celia entao e assim,o colo continua a amaciar,mas ja esta muito melhor do que o que estava,vou entao te deixar aqui (no colo)uns comprimidos e vamos ver como se comportara ate as 19h.O bebe ainda nao estara para hoje.
Isso ja sabia eu,alguma coisa me dizia que o Dinis so viria na sexta.

O resto do dia foi passado a ver televisao,a mudar de posiçao na cama quando o corpo começava a ficar dorido,a rezar para que as horas passasem rapido,a receber a visita de fugida do Nuno que mal teve tempo de ficar um pouco comigo devido ao trabalho,30m apenas,nem chegou para matar saudades dele e de tudo o que ele me trazia do lado de fora daquele hospital.



19h


Enfim chegou...e eu com apenas umas leves moinhas,la tinha que amanha aguardar mais um dia de Induçao.
Desligara.me o aparato,deram.me de comer e mandaram.me andar um pouco para ajudar a dilataçao se ela ouve-se.
Fui ate o andar de baixo ver o bebe da Joaninha mais a Marta que devido a ser funcionaria no Hospital tinha carta branca para tudo.
A Joana estava muito bem disposta com a sua filhota,a Matilde de 37s era uma bebe tao pequenina e bem feitinha que mais parecia um nenuco.Tivemos a admira-la uns momentos antes da chegada das 22h,hora em que nos iriam ligar ao CTG mais uma meia hora.Depois de por a conversa em dia,despedimos-nos e prometemos voltar no dia seguinte. A Joana estava confiante que sairia depois do almoço e eu queria ve-la antes disso,mas frizei que so viria depois do jantar ,visto que iria fazer nova induçao.
Subimos...
Depois do CTG,levantei-me e andei pelos corredores ate a meia-noite,para ca e para la como uma parvinha...ja nao tinha companhia,a Marta estava deitada cansada,a barriga das gemeas ja começava a pesar,e muito.
Deitei-me a espera do sono...em instantes adormeci

AMOR DE IRMAOS

SANDRO COM DINIS NA MATERNIDADE

JESSICA ADMIRANDO DINIS A DORMIR

JESSICA E DINIS EM CASA COM 1 SEMANA



Um passarinho pediu a meu irmão para ser sua árvore.

Meu irmão aceitou de ser a árvore daquele passarinho.


No estágio de ser essa árvore, meu irmão aprendeu de


sol, de céu e de lua mais do que na escola.


No estágio de ser árvore meu irmão aprendeu para santo


mais do que os padres lhes ensinavam no internato.


Aprendeu com a natureza o perfume de Deus


seu olho no estágio de ser árvore aprendeu melhor o azul


E descobriu que uma casa vazia de cigarra esquecida


no tronco das árvores só serve pra poesia.


No estágio de ser árvore meu irmão descobriu que as árvores são vaidosas.


Que justamente aquela árvore na qual meu irmão se transformara,


envaidecia-se quando era nomeada para o entardecer dos pássaros


e tinha ciúmes da brancura que os lírios deixavam nos brejos.


Meu irmão agradecia a Deus aquela permanência em árvore


porque fez amizade com muitas borboletas."


MEU IRMÃO

Quando criança

sentiamos a cumplicidade no olhar
as brincadeiras
as broncas
No sentar para comer
as fantasias próprias sa idade.
Horas de cochicho na cama
até pegar no sono.
Fomos crescendo
junto, o peso da responsabilidade
o distanciamento
outros quereres
planos que se traçam
e se frustram
sonhos que ficam perdidos na memória
Olhar longe
com receio de cruzar os olhares.
Se perdendo no muito em fazer.
Que o meu entardecer
seja o seu amanhecer,
só que esse sol é o mesmo
eu sou a mesma.
Toda vez que ver uma rosa
saiba que ela simboliza o amor
esse meu irmão que sinto por você.
Quando sentir uma brisa leve
sou eu a te abraçar
Ao olhar pro mar
ele estiver revolto
é a saudade dentro do meu peito.
A distância é um detelhe.
O pulsar do coração
é a esperança de alcançar o sucesso.
A chegada é a alegria
de ver um irmão a casa retornar.
Patricia Tieko


terça-feira, 17 de maio de 2011

Meu Amor...Por fim Chegaste IV

Dia 3 de Maio ( terça-feira)

A manha começou naquele hospital como as outras...
8.30 mudanças de cama,pequeno -almoço e um banhinho de chuveiro para refrescar,ligaçao ao CTG,medir a temperatura,medir a tensao,sem alteraçoes....Por volta das 11 da manha a agitaçao normal nos corredores,entre medicos e estagiarios que passam a revisao a todos os quartos de internamento.
Mais uma vez era a equipe do Dr Pina Pereira,quando entraram no nosso quarto eu so pensava se era hoje que me iam tirar o meu Dinis ca para fora. Era um misto de ansia,medo e angustia que me assaltava todos os dias.
O que mais me iritava e que eles falavam entre eles como se a gente nem existisse.
O Dr olhou para mim e disse por fim:
_Olha querida o teu Ila continua igual,nao subiu muito ,mas tambem nao desceu.Mas olha o melhor e ele vir ca para fora mesmo,ja esta quase com 36 semanas,nao ira haver grandes problemas.
Virou.se para os colegas e disse
_Como e entao ,fazemos hoje ou esperamos por amanha que faz as 36 semanas?
Foram todos de acordo que esperavam por amanha...
Por um dia??? pensei eu...afff aja paciencia!
Dito isto a Medica Interna saca das luvas e pede.me para abrir as pernas e afastar para ver o meu colo do utero.
Fiz o que ela pediu e ela me fez o toque,senti o seu dedo ca dentro revolvendo tudo como se procura-se algo
_Eu nao consigo chegar ainda esta muito em cima,disse frustada.
Dr Pina avançou sobre mim,calçou uma luva e disse:
_Relaxa ,filha
Dito isto fez uma força descumunal com o dedo ate chegar ao meu utero e senti rasgar algo ca dentro bem perto do Dinis,gritei de dor,eu que nem so de gritar,e veio.me as lagrimas aos olhos nesse mesmo instante
-Desculpa filha,mas tem de ser para ver se despaxamos isto mais cedo,se nao nunca mais ...Ira cair agora um rolhao mucoso mas nao te preocupes e mesmo assim e amanha começamos com a induçao.,,ta bem?
Abanei a cabeça enquanto limpava as lagrimas e ouvia o resumo da minha situaçao onde ele explicava aos estagiarios o meu caso.Utero rijo,dilataçao de 1 dedo,e outras coisas que nao foram ditas para gente como nos perceber.
Depois foi a vez da Marta,que tambem nao ficou muito alegre,pois continuava sem perceber porque a mantinham internada.Porque uma das meninas esta com pouco peso e queriam ver se ela com repouso absoluto se ganhava mais peso e se crescia,mas estavam na duvida se o problema nao era com qualquer coisa que a placenta tinha,falavam de fluidos...
Eu ja nem conseguia racicionar direito depois do meu toque,fiquei com dores e realmente andei a perder todo o dia um pouco de sangue misturado com o tal rolhao mucoso que o Dr Pina falava.
Ligaram.me de novo ao soro porque eu continuava a beber poucos liquidos,eu bem tentava mas nao conseguia beber mais sem sede.
Deram.me um bobi se precisa-se de ir a algum lado para levar o soro atras de mim
Resto do dia aborecido...agora so estava eu e a Marta e nao nos apetecia falar muito de nada,cada uma estava com a sua dor.
Depois da visita do Nuno,que ainda ficou ate bem perto das 22h,fui me deitar so pensando no dia seguinte onde iriam começar nova induçao e agora seria ate ao fim.
Pelas minhas contas ate sexta-feira o Dinis nascia,pois a induçao sao 3 dias.
Ah e esta noite nao iria dormir completamente sozinha e sim com o meu amigo soro ligado a mim.
Passei uma noite horrivel como e de imaginar


Meu Amor...Por fim Chegaste III

Dia 2 de Maio (segunda-feira)

Tudo igual pela manha ate as12h,começei a stressar,nao via medicos por lado nenhum a vir fazer.nos a visita da praxe,ouvi falar em reuniao e olhava atentamente para o corredor...AH afinal eles veem ai.
Uma equipa medica de uns 6 medicos que se poem a nossa volta e falam de nos como se fossemos um numero e que nem existimos.Eu era a do 423.Ate que o chefe de equipa Dr Pina Pereira um homem conceituado e pelo que ouvi dizer era como um Deus ali no Xavier ,olhou para mim ,me chamou de querida muito meiguinho e me informou que iria fazer uma ecografia para ver se os meus niveis de Ila (liquido amniotico)tinham subido depois de ter estado em repouso e ligada ao soro.
Como as ecos estavam livres fiz nesse dia mesmo,mas o medico que me assistiou Dr Fernando,uma joia de medico tambem,disse.me logo que o valor se mantinha nos 6,2.Nao era uma boa noticia e sim a certeza que eles iriam proseguir com a induçao do parto, para a protecçao do bebe.
Pelo fim da tarde o Enfermeiro Fatia levou tambem a Joaninha,que tinha estado na induçao toda a tarde e parece que tinha resultado.
_A Joana ja esta despaxada! disse ele com tom de riso
_Força Joaninha,vai correr tudo bem! despedi.me dela,mais uma vez com a lagrima teimosa no canto do olho.
Ela ia bem,super bem disposta,cheia de dores,mas a felicidade de ver a sua filha prestes,era maior que qualquer dor...Nunca tinha visto uma gravida reagir assim no momento de parir,pois o que e costume e estarmos desesperadas com muita afliçao.
So resto eu,a Marta e a ciganita do grupo 420 ao 423


Nada mais se fez nesse dia,e tudo correu normal.CTG,Soro,andar que nem uma zombie pelos corredores do hospital,umas vezes acompanhada outras vezes sozinha,olhar para o tempo...pensar...

Meu Amor...Por fim Chegaste II

Dia 30 e Dia 1 de Maio

Tal e qual como a Dr Lina me tinha avisado,aos fins de semana nao se fazem induçoes ,mas tudo depende da equipa medica que esteja de banco,visto isto levantei.me de manha tomava o pequeno almoço logo as 8.30,tomava o meu banho,esperava pela enfermeira que vinha com a carga de CTG de manha ,a tarde e a noite,media a tensao,via a temperatura,ligava.me ao soro,era uma dor das picadas e de sentir aquilo a correr,as minhas pobres veias de tempos a tempos bloqueavam e la tinha que ser picada noutro sitio...e saia ate a proxima.
Cerca das 11h era a ronda dos medicos ,que passavam pelos quartos todos do Internamento e falavam um pouco conosco,ao fds nao se faziam toques nem nada,so mesmo os casos mais urgentes
13h almoço
Depois do almoço era entao ver um pouco de t.v,andar pelos corredores,falar com outras pacientes,ouvir os seus casos,contar os nossos,ter pena umas das outras,fazer amizades.
Por volta das 14h era ver os Pais/maridos a entrar para as visitas,eu sempre esperava o meu ansiosamente.Acho que nunca o esperei com tanto agrado e com tanta agitaçao.Queria tar com o Nuno,queria que ele lambe.se as minhas feridas,que me aconchega-se.
Depois era a hora da família,enquanto la estive ,recebi a minha mae,sogra,os meus filhos com a Ari,minha amiga Claudete
As horas passavam depressa,e  logo vinha a noite e depois do jantar as 19h era hora de começar.mos a despedir dos maridos...para mim era drastico,e acho que para nos todas...mas tinha que ser
Mais um abraço,mais uma festinha nos cabelos,mais um beijo,mais um refilar da auxiliar e da enfermeira que o marido estava na hora de se ir embora.
Na madrugada de sabado para domingo ,acordei por volta das 3 da manha com uns gritos que vinham do quarto ao lado,acalmados pela voz da enfermeira Ramos,era a Sofia de 39 semanas,ainda a pouco tempo tinhamos estado todas juntas nos corredores e estava tudo bem...A Marta tambem acordou e fomos espreitar o que se passava com ela.Assomamo.nos a porta e vimos a Enfermeira Ramos sobre ela,acho que lhe tinha estoirado a bolsa,estava cheia de dores e pronta para descer para o Bloco
_Fixe Sofia ...logo teras a tua menina nos braços! disse eu ,num misto de felicidade e emoçao ,com a lagrima no canto do olho.
E eu quando sera a minha vez???


Assim passei o meu fim de semana no Hospital,triste,a espera...

Meu Amor...Por fim Chegaste

Ola



Irei fazer aqui neste topico um resumo do que foi o meu parto ,como se fosse um Diario.

Meu Dinis nasceu no dia 6 de Maio as 19.12

pesava 2.882

media 48 cm



6 de Maio de 2011 ...um dia lindo!!!







Dia 29 de Abril 



Pela manha levantei.me mais o Nuno cedo,por volta das 8 horas,tinha uma ecografia marcada no Hospital S.Francisco de Xavier,pelas 9.10
Nesse mesmo dia todas as atençoes dos midia estavam voltadas para o casamento do Principe Harry filho da malograda princesa Diana de Gales.

Assim que cheguei ao S.F.X fui praticamente logo atendida,ate fiquei admirada e comentei isso com o Nuno

La dentro um medico me esperava e com um tom de voz um pouco frio me perguntou o porque daquela eco

Fiquei a pensar uns segundos" que raio,mas eu e que sei o porque?"

Respondi que era para ver o desenvolvimento do bebe e o liquido amniotico.Levantou-se e veio ter comigo a maca onde eu ja estava de barriga ao leu toda prontinha para mais uma vez ver o meu Dinis.

O seu Bebe esta com pouco liquido amniotico.Nao sabia?

perguntou ele depois de inspecionar o que se passava la dentro

-Nao,disse eu sem entender nada,pois a 15 dias atras estava tudo muito bom

_Entao como assim,a senhora anda a perder liquido e nao se deu conta?

_perder liquido???A unica coisa que sinto e de vez em quando a cueca um pouco humida mas sempre julguei que fosse do corrimento ou ate do calor

_hummm....pois aconselho a vivamente quando sair daqui de passar pela urgência obstetrícia e falar com o medico que esta de Banco

_sim senhor ...disse eu olhando para o meu marido com cara aflita e quase de lagrima no olho




Saimos daquele gabinete com o coraçao nas maos sem entender muito bem como eu tinha perdido tanto liquido assim de repente e la nos dirigimos as urgencias.

Fui tambem praticamente atendida,e falei com a Dr Lina,ja a conhecia porque ja tinha tido uma consulta com ela de Materno Fetal.

A Dr Lina me explicou muito bem o que se poderia ter passado e foi de opiniao que o Dinis ja estava grandito e que o melhor que se tinha a fazer seria uma induçao para o parto decorrer um pouco mais cedo ,antes de que ele fica-se sem liquido nenhum

_sem liquido nenhum???assim de repente??? Pensei eu, pois isso pode ser verdade e acontecer e eu nem dar por isso

_Nao ira haver grandes problemas Célia,disse ela tentando me acalmar pois reparou o meu nervosismo_ o Bebe esta grandito para 35 semanas,os pulmoes parecem o.k para respirarem o nosso ar,o peso dele esta bom,a unica coisa que podera acontecer e ele ter de ir umas semanitas para a Incubadora se ainda nao tiver o reflexo de mamar amadurecido.

Indicou.me o Ctg e ao fim de 30m de exame me disse:

_sim e isso...a Celia vai ficar ca,iremos fazer uns tratamentos de induçao pois o seu colo ainda esta verdinho e precisamos de o amadurecer primeiro para o bebe poder passar pelo canal de parto.

Eu nem conseguia racicionar pois o medo de o perder me bloqueo a mente.

Prepararam.me para a Entrada no Bloco e eu mandei chamar o meu marido enquanto preenchia a minha ficha fazendo um esforço sobrehumano para me concentrar nas perguntas feitas pela enfermeira.Assim que vi o Nuno desatei num choro ao mesmo tempo que ia lhe explicando o que a medica tinha dito e confirmei a sua cara de medo,pena,panico...tudo junto

Coitado do meu marido,faço uma pequena ideia tambem do que ele passou...

E la aconteceu...Entrei no Bloco ,numa sala de dilataçao

*toque (que coisa horrivel ,sentir aquele dedo perfurando o nosso utero ate encontrar o principio da bolsa)

* comprimidos postos dentro do utero para provocar as contraçoes

* CTG para ter a certeza que tudo corre bem com o bebe

*Soro para nos alimentar durante o processo




Duraçao do procedimento das 13 .00 ate as 19.00




_Célia.Agora iras ficar aqui quietinha,aproveita para descansar,nao quer disser que o bebe va nascer hoje,mas vamos fazer isto com muita calma porque ele tambem e novinho e nao queremos que entre em stress desnecessario,disse a Dra Lina

Eu abanava a cabeça,ja estava por tudo,so queria que ele nascesse bem.

Durante aquelas horas que estive presa a cama pensei em tudo,fiz uma retrospectiva de quase toda a minha vida,pensei nos meus erros,no quanto sofri,no quanto fiz sofrer,ja nao conseguia ao fim de umas horas pensar em mais nada...o Nuno tinha saido para tratar de umas coisas,e eu so ansiava o momento de estar com ele novamente

Estava a morrer de medo,queria chorar mas nao conseguia,queria gritar mas tinha vergonha,de vez em quando uma dor aparecia,tipo uma colica,respirava fundo,e segundos depois desaparecia 

Estive ate as 19 h,mas nada aconteceu . Era normal a Dr.Lina ja estava a espera disso...

O Nuno ja tinha chegado,estava ao pe de mim.Nunca gostei tanto dele como a partir daquele dia,so o queria ter perto de mim.

Desligaram.me todo o aparelhonometro,deram.me de comer,e enviaram.me para o meu quarto de internamento no piso 4

cama 423

O Nuno levou.me os meus objectos pessoais e depois o puseram para correr,bem depressa.

Olhei em volta e vi uma rapariga na cama do lado ,A Marta,gravida de 2 meninas,durante aquela semana tornou.se a minha companhia e eu a dela,e em breve fisemos amizade com mais 2 raparigas do quarto ao lado,estavam todas gravidas de meninas,O meu Dinis iria ter um harem so para ele,_comentava com elas nos momentos mais alegres,apesar de tudo o que nos acontecia.

E foram poucos,tivemos mais momentos de dor,desespero,medo,melancolia,choro,saudades do que ficou la fora.