sábado, 16 de abril de 2011

viagem mochila QUECHUA - Mochila Arpenaz Bebé e acessórios do bebé durante a CAMINHADA.

imagem sacos - transporte - viagem  mochila QUECHUA - Mochila Arpenaz Bebé QUECHUA imagens

Achei um mimo,util para mim quando ter que levar o Dinis sozinha a algum lado,e so mete.la as costas ,o bebe na frente e ai vou eu.
Muito mais praticas que os bonitinhos sacos de alças que estão sempre a escorregar dos ombros.
obrigada site de mae para mae

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ser Mae DEPOIS DOS 35

Esse tema é recorrente e divide opiniões. Vale a pena esperar para engravidar? É melhor ser mãe antes dos 35? Melhor ainda antes dos 30?
Engravidei da primeira vez aos 18,da segunda aos 25 e agora aos 38 anos .
E agora com a experiência no assunto que tenho posso falar sobre as diferentes etapas da minha vida:18,25 e 38anos,também gera gravidezes diferentes e tratamentos ao novo ser

Aos 18 anos  tinha medo de tudo,tudo me fazia confusão,passei por uma gravidez atribulada de enjoos,ma disposição,alterações drásticas de humor,chorava muito,chamava pelo meu marido,só queria a minha mãe,chorava a chamar por ela aflita,Parto complicado,tive que la ficar 1 semana para curar a icterícia do bebe,conclusão:ninguém teve mais um minuto de sossego comigo na minha casa,chegava a telefonar durante a noite a chorar a pedir que me viessem buscar ao hospital etc...e mais tarde com o meu filho me tornei uma mãe super ansiosa,melindrosa,egoísta e ate ciumenta dele.Adorava o meu filho,mas o que acontecia muitas vezes e que não conseguia exteriorizar esse sentimento,exigia muito de mim,criticava.me muito se era ou não uma boa mãe e o que isso representava "o ser uma boa mãe".Quantas vezes o meu filho chorava por algo e eu aflita chorava do lado dele sem saber o que fazer para o acalmar e reconfortar.Não tive leite para lhe dar...mas amava.o muito.O meu maior medo...era que ele não gostasse de mim!

Sandro com 18 meses no Infantário



Aos 25 tive uma gravidez mas calma apesar de me ter divorciado nessa altura,num divorcio bastante problemático,adorei estar gravida pois podia fazer a minha vida igual ,não tinha sintomas praticamente nenhuns apenas os enjoos do 1 trimestre,claro que andava nervosa,mas isso era derivado a todos os problemas que estava ultrapassando,nunca teve a ver com a minha bebe.Dia mais feliz da minha vida e que me deu força para continuar em frente e esquecer e ultrapassar todas as magoas,foi o dia que soube que ia ter uma menina.Meu Deus dei pulos de contente agarrada a minha barriga.Foi o meu sonho tornado realidade.Uma prenda de Deus para aliviar todo o meu sofrimento.Quando ela nasceu,foi difícil sem pai do meu lado mas ao mesmo tempo fácil,porque eu parece que já sabia o livro de instruções todo de cor o que me facilitou e muito a convivência com ela e também porque tinha mais confiança em tudo o que fazia e uma maturidade diferente.Foi amor reciproco entre nos as duas a primeira vista
No 5º dia da Jessica

Sandro 5 anos,Jessica 2m

Sandro 6 anos,Jessica 1 ano

Jessica 3 anos



Aos 38,vamos ver pois ainda esta em aberto,mas ate agora nada a me queixar
 Não sou médica, nunca me aprofundei no tema, então minha análise é na base do mero achismo.
Se você que está lendo este post agora já está pensando “Tá vendo? Ela voltou a engravidar aos 38 anos e ta dando  tudo certo,ate agora”, reconsidere seu pensamento.
Sim, graças a Deus ta caminhando tudo pelo bom caminho, tudo certo. O Dinis e um bebe fantástico,poucos sustos me tem pregado,ta correndo tudo bem com ele,ta engordando e crescendo e a sua mama ta feliz por isso, é saudável. Minha gravidez foi tranquila do ponto de vista médico. Mas por que esperei tanto? Aproveitar a vida? Carreira? Momento certo?
Eu tive lá meus motivos para engravidar mais tarde. E acredito que você também tenha os seus. Mas se o ponto é só “aproveitar a vida”, como tenho OUVIDO frequentemente por aí, pense bem. A alegria de ter um filho não tem preço.
Vá por mim. Nada, eu disse, NADA se compara à alegria de ser mãe. Nada chega nem perto desse sentimento.
Então, por que esperar tanto por algo tão bom?
Pense no dia mais feliz de sua vida. Casamento? Férias na Europa? Uma super promoção? Tudo isso passa longe, bem longe, da felicidade de ser mãe.
Então, por que adiar esse sentimento?
É claro que no meio de uma noite em claro, com uma criança chorando sem parar e você perambulando pela casa como um zumbi, você vai se perguntar “onde é que eu fui me meter?”. Mas pense que até mesmo na viagem para a Europa há esses momentos em que a gente, cansada, com bolha no pé e de saco cheio de ver museu pensa “o que é que eu to a fazer aqui?”. Mas depois de um breve descanso ou um banho gostoso você esquece o desconforto; porque a viagem como um todo é muito mais legal do que os pequenos aborrecimentos do percurso. Com filho é igual. Tem horas que aborrece, mas no geral é muito bom.
E tem ainda as questões médicas, que não me competem discutir. Meu obstetra garantia ser seguríssimo ser mãe após os 35 e mesmo após os 40. E quem sou eu para duvidar? Quanto a esse quesito, cabe a você pesquisar e perguntar para o seu médico.
A minha conclusão é que esperei o tempo certo.. Por conta disso, o que mais quero hoje é viver 100 anos, para poder aproveitar mais e mais a alegria de ser mãe agora do meu pequerrucho Dinis e de ver os outros dois encaminhados na vida.
Claro que a vida muda, claro que dá trabalho, claro que custa caro. Tem as já mencionadas noites sem dormir, tem a primeira febre, cólicas, choros, preocupações sem fim,agora que já estava completamente desabituada. Não vou mentir, maternidade não é tarefa fácil. Mas, como diz meu pai, “não existe almoço grátis”, não é mesmo?
Antes de engravidar e ate hoje me perguntava a mim própria se ainda me sentia com coragem para voltar atrás tudo de novo e recomeçar de novo com um bebe nos braços e tudo o que ele representa.
Acho que sim,a minha vontade de ser novamente mãe e superior aos medos que possa ter,e quero mesmo dar um filho ao meu companheiro,um filho que seja mesmo feito por ele,pelo nosso Amor,pela nossa Amizade.
Por isso, reflicta. Reveja as suas prioridades, para não se arrepender depois.
Esse post é um serviço de utilidade pública. Não me use como exemplo.
 
Corra! Vá ser mãe!

PAIS COM DEPRESSÃO PÓS-PARTO



A maior parte das pessoas sabe o que é a depressão pós-parto materna e a sensibilização para estes casos é cada vez maior. Mas apesar de haver ainda muito para explorar no que diz respeito a este tema que acomete cerca de 15% das mulheres, hoje falo sobre uma realidade que poucos conhecem – a depressão pós-parto paterna. A gravidez e o nascimento de uma criança constituem um período de muitas mudanças, de mudanças intensas na vida de um casal. Tantas, que até há relações que não sobrevivem a esta etapa do ciclo de vida.

Cerca de 10 por cento dos pais sofre de depressão pré-natal ou pós-parto, sendo que a incidência é mais elevada nos 3-6 meses depois do parto, apesar de muitos casos acabarem por não chegar a ser diagnosticados. Como qualquer forma de depressão, este transtorno tem um impacto negativo não apenas em termos pessoais, mas também em termos do desenvolvimento do bebé e das relações familiares.

Como tenho referido inúmeras vezes, há muitos esforços que podem ser feitos no sentido da prevenção e do tratamento da depressão e os médicos de família podem desempenhar um papel muito importante neste rastreio. Se estes clínicos se centrarem na observação da família, e não apenas no indivíduo, aumenta a probabilidade de mais casos serem devidamente diagnosticados e tratados.

Como a depressão do pai nem sempre se manifesta da mesma forma que a depressão materna, é importante estar atento a mudanças de comportamento significativas, como a irritabilidade constante, a agressividade e a hostilidade. Nem todos os homens evidenciarão de forma clara a sua tristeza e o seu desespero. Bem sei que esta irritabilidade pode ser atribuída ao conjunto de mudanças que estão associadas ao nascimento de um bebé, nomeadamente aos sonos entrecortados, mas existem outros indícios que nos permitem suspeitar de que é melhor pedir ajuda – o facto de o pai raramente interagir com o bebé, a falta de apoio prestado à mãe e/ou o isolamento são sinais de alarme.

Diferença de idades entre Irmãos






EXISTE ALGUMA DIFERENÇA DE IDADES ENTRE IRMÃOS QUE SEJA «ACONSELHÁVEL»?

Como em quase todas as áreas da vida familiar, também neste caso não existem “fórmulas universais”. Aquilo que funciona e contribui para a qualidade das relações numa família pode não funcionar para outra. De resto, a existência de irmãos é, de um modo geral, muito positiva, contribuindo até para o desenvolvimento emocional das crianças. Independentemente da diferença de idades, os irmãos mais velhos funcionam quase sempre como modelos comportamentais, que os mais novos tendem a reproduzir. Dependendo do investimento que os pais façam no desenvolvimento de competências sociais, como a partilha, a assertividade ou o sentido de justiça, maior ou menor poderá ser o laço entre irmãos.

Se nos centramos apenas nas consequências para o próprio casal, diria que é muito mais difícil gerir todos os constrangimentos inerentes à educação de duas crianças pequenas com idades muito próximas (com um ou dois anos de diferença). Os primeiros anos de vida de uma criança são particularmente trabalhosos e, além disso, cada criança é única, pelo que, mesmo que o primeiro filho “dê” boas noites de sono aos pais ao fim de relativamente pouco tempo, não há quaisquer garantias de que o mesmo aconteça aquando do nascimento do segundo filho, pelo que a gestão das tarefas familiares e a coordenação com os outros papéis na vida de cada um dos membros do casal pode tornar-se particularmente difícil.

O QUE PODE SER CONSIDERADO COMO UMA «GRANDE» DIFERENÇA DE IDADES ENTRE IRMÃOS?

Do ponto de vista das crianças, as diferenças residem, sobretudo, na disponibilidade para as suas brincadeiras e actividades. No entanto, dois irmãos com idades relativamente próximas poderão, de repente, sentir-se emocionalmente distanciados a partir do momento em que o mais velho despertar para as questões próprias da pré-adolescência. De resto, esta é a altura em que cada criança procura criar a sua própria identidade e autonomia, o que pode passar por tentativas de se distanciar dos irmãos mais novos.

Quando existem dez ou mais anos de diferença, é natural que a relação entre irmãos seja diferente, mas não necessariamente mais distante ou mais pobre afectivamente. Neste caso, os irmãos mais velhos, mesmo que não funcionem propriamente como educadores dos mais novos, podem ser incentivados a aplicar a sua maturidade nos cuidados prestados aos mais novos. Conheço, felizmente, famílias em que estas diferenças são aproveitadas, funcionando como mais-valias.

É DIFERENTE TER-SE APENAS UM IRMÃO COM UMA GRANDE DIFERENÇA DE IDADE (POR EXEMPLO 10 ANOS) DO QUE JÁ SE TER OUTRO PELO MEIO? (POR EXEMPLO, JÁ SE TER UM 2 OU 3 ANOS MAIS NOVO E SURGIR UM OUTRO 12 ANOS MAIS NOVO)?

Em função das muitas mudanças por que as famílias têm passado, e do número crescente de famílias reconstruídas, estas situações são cada vez mais frequentes. Repito, no entanto, que cada família é única e que compete aos pais promoverem os laços afectivos entre os seus filhos. Independentemente disso, existem adolescentes/ adultos cujas características de personalidade são mais propensas ao sentido de protecção em relação aos mais novos, enquanto outros se sentirão emocionalmente mais distanciados.

QUE REACÇÕES PODEM SURGIR NAS CRIANÇAS OU ADOLESCENTES QUANDO EXISTE UM FOSSO GRANDE DE IDADE PARA COM O IRMÃO QUE VAI CHEGAR?

Dependendo da forma como os pais encararem a vinda de uma criança ao fim deste tempo, e de se tratar ou não de uma gravidez desejada, poderão existir diferenças mais ou menos significativas. Conheço famílias em que este fosso se deveu a situações de infertilidade e em que a vinda de uma criança acabou por ser um desejo de todos os membros da família. Mas também existem famílias em que o fosso acaba por traduzir-se nalguma forma de desligamento, particularmente se estivermos perante um adolescente que ainda não se sente integrado no segundo casamento de um dos seus progenitores.

QUE TIPO DE RELAÇÃO SE GERA ENTRE IRMÃOS COM GRANDES DIFERENÇAS DE IDADES? É DIFERENTE DAQUELAS ONDE ESSA DIFERENÇA É MENOR?

Como referi antes, desta diferença pode resultar um instinto protector, que acaba por estreitar os laços. Mas não posso ignorar o facto de, em muitos destes casos, também existir um afastamento maior, sobretudo a partir do momento em que o mais velho sai de casa dos pais. Alguns jovens com quem trabalho em sede de terapia “queixam-se” precisamente do facto de não terem tido tempo de construir uma relação emocionalmente próxima com irmãos significativamente mais velhos.

E NO CASO DOS PAIS, QUANDO UM SEGUNDO OU TERCEIRO FILHO SURGE MUITO TEMPO DEPOIS, QUE REACÇÃO ISSO PROVOCA? E EM TERMOS DE EDUCAÇÃO, O QUE TENDE A MUDAR?

Tudo depende do facto de se tratar ou não de uma gravidez desejada, independentemente do planeamento. A generalidade dos casais cujos filhos estão, por exemplo, na adolescência, já não equaciona a possibilidade de ter outro filho, mas há muitos que acabam por encarar uma gravidez inesperada como uma bênção, tirando partido da experiência e da tranquilidade que a vida entretanto lhes deu. Como os níveis de ansiedade e de preocupação nestes casos são significativamente menores e, de um modo geral, a estabilidade financeira foi entretanto alcançada, tudo pode parecer infinitamente mais fácil.

COM DIFERENÇAS TÃO GRANDES ESTAREMOS A CRIAR RELAÇÕES DE IRMÃOS OU DE «PSEUDO-PAIS»?

O facto de um irmão mais velho ser visto como responsável pelos irmãos mais novos não significa que haja uma sobreposição de papéis. Nas famílias felizes e saudáveis o papel de cada membro da família está claro. A ajuda na prestação de cuidados e/ou na aplicação e gestão das regras definidas pelos pais não pode ser confundida com o caos e com a multiplicidade de regras.

HÁ ALGUMA COISA QUE DEVA SER FEITA PARA MINIMIZAR O FOSSO DE IDADES OU, PELO CONTRÁRIO, NÃO HÁ NADA QUE TENHA QUE SER FEITO?

Mesmo que uma criança não se sinta muito próxima do seu irmão mais velho e/ou sinta dificuldades em partilhar com ele as tarefas e brincadeiras, em função do facto de estarem em fases de amadurecimento emocional diferentes, compete aos pais promover o entrosamento com outras crianças de idades próximas, tal como acontece com os filhos únicos – os primos e os filhos dos amigos são recursos que contribuem para o desenvolvimento afectivo de todas as crianças.

PODE AFIRMAR-SE QUE SEJA «DESACONSELHÁVEL» UMA DIFERENÇA DE IRMÃOS MUITO GRANDE? POR EXEMPLO, ACIMA DE 15 ANOS.

Por tudo o que expus antes, não.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Diario de uma Gravidez,32 semanas




32 semanas



NNNNNNNNÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOO! Esta última semana passou a correr! Já vamos em 32? Só faltam 8? Ai a minha vida!
  
  
A ponta dos dedos das mãos e dos pés está agora coberta com unhas. pequeninas e molinhas, ideais para arranharem as lindas bochechas do meu menino :P

Por esta altura, o bebé pesa cerca de 1,8 kg hummm e tem pouco mais de 43 centímetros.(isso e o que iremos ver dia 29 de Abril ehehehehe) Alguns bebés já têm uma boa cabeleira; Sim! Sim! Cabelo para levar com ganchinhos e fitinhas!claro se fosse uma menina e obvio...menino só de risquinho ao lado outros têm apenas uma penugem. 

O bebé ocupa agora muito espaço no interior do útero mas o espaço confinado não lhe limita o nível de actividade. E eu que o diga... o miudo faz malabarismos  aqui dentro! Poderá ter ouvido dizer que é normal os bebés abrandarem o ritmo com o avançar da gravidez, mas isso não é verdade. 
  

Embora o seu bebê ainda permaneça ativo, o seus dias de praticar para tentar entrar no Cirque du Soleil estão quase terminado. Buáááááá :( Por esta época seu bebê vai se acomodar de cabeça para baixo em preparação para o nascimento. woot woot! Esperemos bem que sim que eu com tantas voltas já nem sei em que posição ele esta...isto será o rabo??? Naaa ,acho que e a cabeça!Outros factos fascinantes:

Ambos você e o bebê ganhando bastante peso neste momento. O_o Você provavelmente ganhará quase meio quilo  por semana,(Este mes ate me portei bem ,so ganhei 1 kilo yeeeaaahhh) nããããããããooooooooo! durante as próximas semanas, e metade desse volume estará indo para o bebê. opá, isso é chantagem! Ele provavelmente vai duplicar seu peso nas próximas oito semanas. nããããããooooooooo!

Você já se perguntou o que seu bebê está fazendo aí por esses dias? diz que sim. Ele está ocupado piscando, olhando em volta, pegando coisas, ??? que coisas? fazendo caras, cute! praticando a sua respiração, isto eu noto com os ataques de soluços. fazendo xixi FILHOOO! e ouvindo tudo ao seu redor, ainda bem que não nascem a falar, senão nascia cá com um vocabulário... exatamente o que ele vai fazer em relação aos três primeiros meses de sua vida, sem a platéia adorável e os flashes das câmeras.

A cor dos olhos é geralmente azul, embora a pigmentação permanente ainda não esteja totalmente desenvolvida. A formação final da pigmentação dos olhos (a cor dos olhos) requer exposição à luz e usualmente acontece poucas semanas após o nascimento.  Ai... estou ansiosa por ver o aspecto dele. O feto começa a desenvolver seu próprio sistema imunológico. 

In the latest womb reports, your amazing baby has now developed sensitivity to temperature! Which means you’re likely to get a swift kick if you put a hot pad or bag of ice on your ginormous belly. ginormous is an awesome word!


Thanks to their recently matured lungs and a strengthening immune system, over 90% of babies born in their 32nd weeksurvive! yupiiii!  So - go ahead and throw a mini-party puntz capuntz! right now because it’s pretty much a done deal - you've got a human-bean that's going to make it!

That's not to say you actually want your wee womb-squatter to pack their bags and move out now, Deus ma livre, meu rico filho! Ainda nem te lavei as roupas todas,calma aí! because they'd still end up in the ICU for a good while, rather than in your arms at home.

Babies are best when fully baked! <3
  






E a mãe?

Só faltam 8 semanas? O.M.G! Nem sei o que diga, nem sei o que faça! 

Ando a dormir tão mal... desde acordar com ... sede, pesadelos, vontade de ir ao w.c,dores nas virilhas ou sei la onde...so sei que sao em baixo ao pe da lolita e até com movimentos mais brutinhos (não é meu rico filho?) acabo por dormir umas 6 horas por noite,e para mim isso ja e uma felicidade de tao raro. Escusado será dizer que ando em modo meio zombie. No entanto a famosa moleza do 3º trimestre - que supostamente serve para que as mães abrandem e acumulem energias para o que virá depois - ainda não me atingiu e chego a ficar acordada ate a 1 da manha a devorar tudo o que seja filmes ,ate fartar. Altura em que adormeço instantaneamente assim que me deito. 

Mais novidades desta semana? Não tenho. :) Acho que é uma coisa boa... Sinto-me bem!,dentro do possivel,tenho dias que ando mal disposta de disposiçao,tenho outros que me sinto cheia de energia,outros que so quero estar na horizontal.O miudo mexe muitíssimo, todos os dias, a todas as horas. Estica-se para os lados, para cima, para baixo e às vezes magoa-me um bocadinho mas é uma dor TÃO boa por ter origem onde tem que não me faz diferença nenhuma :),mas agora tenho reparado que ja passa tambem mais tempo quietinho,principalmente quando me enrosco no sofa..acho que ele ja aprendeu a dormir ehehehehe

AHHHHHHHHHH!!!! a minha Barriga de gesso ,chegou hoje,espero faze.la la para as 38 semanas,para ficar bem gira...vamos ver a paciência da minha filhota para me ajudar a faze.la ...


As Minhas Malas Para a Maternidade


Ainda não está totalmente pronta mas já falta pouco. :) 


Para mim:

* Documentos da gravidez (Cartão de cidadão +boletim de grávida + ecos + análises)
* 2 camisas de dormir de verao
* robe de verao
* 2 Soutiens de amamentação
* Cuecas de algodão para usar e deitar fora
* cuecas normais
* Cinta tubular
* Cinta sem perna para amparar melhor a cueca com o penso (cor preta e preferível)
* Chinelos de quarto + havaianas (os de quarto não ocupam espaço nenhum e assim levo as havaianas para dentro da banheira e não tenho que me preocupar em seca-las)
* Toalha de banho

* Bolsa de higiene com:
* Escova de Dentes
* Pasta
* Desodorizante
* Escova + Espelho
* Baton cieiro
* Shampoo + Gel de Banho
* Elastico de cabelo
* Alguma maquilhagem (rímel e blush pelo menos que quando tive os meus filhos fiquei tão amarela que parecia doente!)
* Pensos higiénicos

* Bolsinha Amamentação com:
* Discos de amamentação
* Creme peito
* Protectores de seios

* Toalhas pequenas (de bidé) para me limpar dps do banho... lá em baixo :P
* Um pacote de rebuçados com muito açucar + pacotinho de bolachas + garrafa de água.
* Máquina fotográfica 
* Saco P/ Roupa suja.
  

Para o baby:

* 1ª Roupa a parte (normalmente entra assim que entramos para o bloco de partos)
* 6 mudas de roupa completas ( pode parecer muito,mas os meus filhos sempre nasceram com ictericia e eu fiquei la mais de 2 dias,e melhor levar a mais )
* 2 Gorros ( nos primeiros dias irao fazer falta)
*3 Fraldas de Pano (para o que der e vier)
* 1 Fraldas Recém nascido
*1  Pacote de toalhitas de viagem
* 1 Frasquinhos individuais de soro fisiológico
* 1 Compressas esterelizadas.
* 1 Chucha
* 2 Mantinha (1 para a saida da Maternidade e outra para ter por la para tapar o bebe se for necessario)
*toalha de banho (prefiro levar a dele)
  

(No hospital têm muitas destas coisas... tudo o que são pensos e fraldas e compressas e toalhitas eu sei que eles têm. Mas apesar de parecer que levo muita coisa a mala é pequenina e não sinto que leve mais do que devia. Levar as minhas coisas é só uma segurança caso, imaginem, eu seja a última prenha a parir naquele dia e já não hajam pensos higiénicos... Ou para caso me acabem os pensos a meio da noite eu não ter que andar a chamar uma enfermeira às quatro da manhã por causa de um penso, ou de uma fralda para o baby.)


acho que a do baby ja esta finalmente no dia 26 de Abril

1 roupinha no cabide + malinha da roupa+malinha com as fraldas e artigos de higiene

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Bebe Dinis


Atravessado


É como a miúdo está. Ou pelo menos como estava ontem à noite.Ai ai que ja estou nas 32 semanas e ele ainda anda em explorações

Passou o dia muito quietinho, a mexer-se muito levemente ao ponto de me deixar preocupada. Quando à noite me deitei, de lado, começo a senti-lo. Primeiro mais devagar, depois a empurrar-me com força. Sacana estava atravessado! Deitadinho. Eu tinha a parte de baixo e a parte de cima da barriga completamente moles, como se estivessem ocas, e ele empurrava-me os lados da barriga com toda a força!



Ai o camandro ai o camandro!

Dinis, a saida é para baixo. Vamos lá ver se aproveitas o facto de estares deitado para acabares de te virar tá? olha que daqui a pouco ja nao consegues!


Meu actual Campo de visão

sem grandes comentarios please!

(ao que uma pessoa chega tststs!)

BARRIGA DE 7 MESES TRATADA COM MUITO CARINHO


terça-feira, 12 de abril de 2011

Raul Solnado - é da maternidade??

GRAVIDA VS VERAO

Grávida neste verão?  


(embora nao seja ainda verão declarado ,mas tem sido uma primavera bastante quente este ano, pouca chuva em Abril e  com temperaturas de 28º)

JA ANDO PASSANDO MUI MAL COM ESTE CALORRRRR !!!!



Neste artigo:


"Tempo quente, húmido e gravidez em fase avançada. A gravidez pode fazer o verão parecer ainda mais quente. Mas seguindo alguns conselhos simples você pode manter-se refrescada."




Está quente, húmido e você está grávida. É verdade, essa pode ser a receita para o sofrimento. O calor e a umidade, que podem ser desagradáveis para a maioria das pessoas, torna-se insuportável para as mulheres grávidas, mas há algumas maneiras de se livrar disso.
A lista dos incômodos é extensa e traz problemas desde a pele até a circulação sanguínea. A gravidez em épocas quentes pode incomodar mais ou menos conforme a evolução da gestação. Se a mulher começa a gravidez com excesso de peso ou tem um aumento brusco, é certo que ela vai se sentir mais incomodada. O indicado é que a mulher engorde ao longo dos nove meses entre dez e 12 quilos. Abaixo disso pode comprometer o desenvolvimento do bebê e acima é prejudicial à saúde da mãe. Entre os problemas mais comuns estão inchaço das pernas e queda da pressão arterial. Micoses, acne, assaduras e manchas na pele também são transtornos freqüentes na gravidez durante o verão



Quando você está grávida a temperatura do seu corpo já é um pouco maior que o normal, e adicionada ao calor da temperatura local é a gota d’água para você se sentir desconfortável.
A mulher grávida já tem algum grau de intolerância ao calor, e é importante que as futuras mamães prestem atenção aos avisos do calor. Se o índice de calor (que expressa o quão quente a temperatura é sentida devido à combinação do calor e umidade) está muito elevado, este é um bom dia para ficar em casa o máximo possível com o ar condicionado ou ventiladores ligados. Aplicar um pano úmido e fresco na nuca, testa, e no topo da cabeça também é uma boa maneira de manter a temperatura mais baixa.
Se você transpira muito devido ao calor, beba muito líquido. Água é bom, mas também outros líquidos com suco de laranja, leite, e bebidas isotônicas, são importantes porque repõem os eletrólitos que são perdidos no suor.
Tenha cuidado como a reposição somente com a água. A hidratação excessiva por água pode diluir os eletrólitos ainda mais, e pode causar fadiga muscular, cãibras, e nos casos raros, perda de consciência.
Se você tiver sede, você já está desidratada, então tenha certeza de que você está bebendo líquido suficiente ao longo do dia.




Algumas dicas para enfrentar o calor:
  • Vista roupas frescas.
  • Evite ficar longos períodos em jejum, o que evitará quedas bruscas da pressão e até desmaios.
  • Pratique exercícios nos momentos mais frescos do dia e evite nos momentos mais quentes. Mas converse com o seu médico antes de começar ou continuar qualquer exercício físico.
  • Evite o sol diretamente nas horas mais quentes do dia, porque a mulher grávida é ainda mais propensa a queimaduras solares do que a mulher não grávida.
  • Use um protetor solar de FPS alto a cada duas horas para evitar as manchas na pele.
  • Tenha sempre uma garrafinha de água com você.
  • Ao primeiro sinal de fraqueza, fadiga, mal estar ou sede excessiva, procure um local ao abrigo do sol e beba água ou bebida isotônica. Se você não se sentir melhor logo, ligue para o seu médico.

Um problema muito comum na gravidez durante o verão é o inchaço nas pernas, chamado pelos médicos de edema. Se a segunda metade da gravidez ocorrer durante os meses de verão, o grau de inchaço nas pernas pode aumentar drasticamente.
Aqui está uma lista de coisas que devem ser feitas e que não devem ser feitas por mulheres com pernas inchadas durante a gravidez:



Faça:
  • O ideal é usar a meia elástica, mas sabemos que é quase impossível no verão porque elas são muito quentes. Então, o melhor é que a gestante reserve 15 minutos depois do almoço e à noite para esticar e elevar as pernas. Use a meia na parte da manhã, normalmente o calor é menor e este procedimento já ajuda bastante.
  • Mantenha suas pernas elevadas enquanto você dorme com a ajuda de uma toalha ou cobertor enrolado debaixo do colchão ao pé da cama.
  • Habitue sempre a sentar com as pernas retas apoiadas em um banco ou cadeira, quando for assistir à televisão ou ler. Outra opção é esticá-las no sofá.
  • Use sapatos confortáveis e, se possível, use sapatos um número maior que o seu tamanho normal.
  • Caminhe duas a três vezes por semana durante as horas mais frescas do dia.
  • Remova os anéis se eles parecerem estar apertados. Algumas grávidas podem ter inchaço nas mãos e ter que cortar os anéis para tirá-los.

Não faça:
  • Não use roupas apertadas.
  • Não fique em uma mesma posição por muito tempo.
  • Reduza, mas não elimine, o sal da dieta. O sal contém iodo, um elemento essencial para a saúde do feto.
  • Não tome diurético. Os diuréticos podem causar perda de eletrólitos e podem ser prejudiciais para o feto.
Se você seguir todas essas recomendações, você poderá estar apta para ignorar o calor e voltar a aproveitar a excitante espera da chegada do seu bebê.


13 de ABRIL 2011

Tchau aliança!
A quem so use a aliança no dia do casamento como um símbolo da união e depois a tire e guarde.
Eu quando escolhi a minha de casamento pensei muito bem o modelo que queria,a cor etc,,,porque para mim e para toda a vida de casada.
As vezes penso,ou ate sonho alto,olhando para o dedo anelar que quando fazer 25 anos tenho outra e aos 50 outra terei,igualmente as duas muito bonitas.
Nao sei se durarei 50 anos casada,isso e uma verdade,mas ja convivo a 11 anos com o Nuno,e ate hoje ainda nao me arrependi de o ter conhecido.
E chatinho,ó se é!!!Mas tem o seu charme

snift! snift! hoje olhei para as minhas mãos e vi que tinha chegado o dia de abandonar a minha aliança de casamento tão linda :( por uns belos tempos
sinto.me despida sem ela,mas o meu dedo inchado esta a ficar estrangulado,coitado

Bem nos vemos daqui a uns meses...






segunda-feira, 11 de abril de 2011

Lista de Enxoval (em actualizaçao)

 Bebe

Banho e Troca:
Banheira Shantala .Ja encomendada
Cesto Higiene. Comprados os cestinhos para os produtos :)
Shampoo / Gel de Banho. Comprado
termometro para agua-
Tesoura Redonda. Comprado
Algodão
gazes para limpeza dos olhos
Alcool 70º.
limpador nasal
Creme Hidratante Corpo. Comprado
Soro Fisiológico (Doses individuais) oferecidas 2 Caixinhas :)
Escova & Pente. Comprado
3 Toalhões Banho com capuz. comprado. 
Creme Rabinho. Comprado
Toalhitas. Varios pacotes da Dodot sensitive ,estavao em promoçao;)
 5 Fraldas reutilizaveis de recem nascido da ecologicalnet- ja compradas
40 Fraldas Reutilizáveis Tamanho Único Naughty Baby / SunBaby / Baby Aio / Kawaii Baby / Ecological Kids. Ainda em estudo
“Liners” Descartáveis.
1 Pacote de Fraldas Descartáveis Huggies Tamanho 1. Foram dodot Recém Nascido / 1 Pacote de fraldas tamanho 2 (3kg aos 6kg) e 1 pacote para a noite dos 3 aos 6. 
Resguardo Plástico P/ Levar. Oferecido pela verbaudet

Passeio e transporte:
Carrinho de Passeio.  Comprado bem baratinho no Babyurus de marca pouco conhecida :)
Sling. comprado da Maria cafe
Ovo. comprada
Cadeira Auto  (Quando já não couber no ovo!) ainda em estudo
Saco P/ transportar Objectos bebé. Oferecido
 Espreguiçadeira - oferecida


Alimentação
Biberons 220ml (Grandes!)- ja comprei alguns de varias marcas,chicco,nuk etc

biberons pequenos  ja tenho 2

cadeira de comer ainda em estudo

conjunto de taças para comer


Higiene e Saúde:
Esterilizador a vapor . oferecido
Escovilhão P/ Lavagem Biberon.-veio no esterilizador e tambem ja tinha comprado 1
Termómetro Digital. Comprado
Ben-u-Ron Supositório infantil.

Roupa:
Body Interior Manga Comprida Tamanho 0 / 1 Acho que já tenho demais
Calças Interiores Tamanho 0 /1 Acho que já tenho demais
Meias Tamanho 14/16  Tantos pares....
Body Exterior Algodão Manga Comprida Tamanho 0/1 Acho que já tenho demais
Body Exterior Algodão Manga Curta Tamanho 1/2/3 Etc
Gorro Algodão Tamanho 0/1 - tenho pelo menos uns 4
Calças /Camisolas /conjuntos q.b Tamanho 1/2/3 Etc. do tamanho 1 acho que ja tenho que baste
Casaquinho Malha Tamanho 0/1 Tenho a mais ja
Pijamas 1/2/3- ja tenho alguns
2 Manta Bebé Comprado
Babetes q.b Bués!!!
6/8 Fraldas de Pano Comprado
Lençois Berço Comprado
Cobertor /Edredon Comprado
Protector Berço  Comprado da verbaudet

Para a mamã:
Sotiens de Amamentação  tenho ate agora 3.
Discos Absorventes Peito Discos absorventes Neo Baby
Bicos Silicone Comprado
Creme Peito
Roupa de fácil abertura à frente
Almofada Amamentação ja comprada da Fraldas e companhia

Opcionais:
Bomba Tira Leite
Intercomunicador
Parque - ja comprado com tripla funçao da Gracco (parque,cama de viagem e cama dia a dia
Mosquiteiro
Mobile- incluido na cama gracco

Pessoas experientes, falta-me alguma coisa mesmo importante que eu não esteja a ver?

domingo, 10 de abril de 2011

DEPOIS DO PARTO,como recuperar a sua forma sem stress

Especialistas respondem às principais dúvidas que minam a autoestima das mamães nos primeiros meses após o parto


Olhar-se no espelho não é uma tarefa fácil para quem acabou de ter um filho. Depois do parto, é normal a pele do abdômen ficar mais flácida e, às vezes, marcada pelas estrias. Pode acontecer também de o rosto ganhar algumas manchas, e as pernas, varizes. E, dependendo de como você se alimentou na gravidez, alguns quilos extras costumam dar as caras aqui e ali.

Nessa hora, o melhor a fazer é dar tempo ao tempo. Sem se desesperar, pense que você precisará de pelo menos entre seis e noves meses, ou mais, para recuperar as formas que tinha antes de engravidar. Ainda assim, é possível que algumas marcas continuem lá, principalmente na pele, embora já existam tratamentos para muitos desses casos. O importante é não ser tão exigente consigo mesma nesse período. Confira o que os especialistas têm a dizer sobre isso.
Durante a gravidez, principalmente nos dois trimestres finais dela, a mulher ganha em geral 8 a 10 kg. Qualquer coisa além dessa faixa significa riscos de desconforto, com peso, inchaço, diabetes gestacional e mal-estar geral.
Logo depois do parto, perde-se até 6 kg entre o peso do bebê, a placenta, o líquido amniótico e a redução do inchaço. Os 2 a 4 kg restantes são reservas de gordura que podem ser utilizadas para suprir o aumento da demanda calórica do corpo para o período de amamentação, principalmente nos três primeiros meses pós-nascimento.
Ou seja, a mãe precisa de mais energia para produzir leite. De qualquer forma, a perda de peso no período depois do parto varia de uma mulher para outra. Além de fatores individuais, como altura, metabolismo e herança dos pais, também interferem nesse processo a amamentação, que ajuda a queimar gorduras pelo dispêndio calórico, a alimentação e a atividade física.
Não. A falta de nutrientes pode comprometer a produção de leite. O ideal é manter uma alimentação diária com duas a quatro frutas, de três a cinco porções de hortaliças (com exceção de tubérculos, como batata e mandioquinha), de sete a 11 porções de carboidratos, duas ou três porções de carnes, ovos e feijões e duas ou três porções de leite. Mas vale saber que amamentar faz você queimar mais calorias que o usual – entre 500 e mil calorias a mais.

O retorno às atividades físicas depende da alta do obstetra. Ele vai levar em consideração o tipo de parto, cesárea ou vaginal, avaliar eventuais intercorrências, como perda anormal de sangue, e só então dar essa orientação. Em geral, atividades físicas de academias são liberadas 60 dias depois do parto. A alta para caminhadas e alongamentos pode acontecer antes, entre 30 e 40 dias. Mulheres que sempre fizeram atividade física têm mais facilidade para voltar a se exercitar. Agora, é importante ir com calma. Muito exercício pode comprometer a produção de leite. Lembre-se de que o foco nessa fase é cuidar da criança e não ganhar músculos. Atividades como ioga e hidroginástica nesse período também são muito bem-vindas
Isso é normal. Afinal, a pele ficou esticada por meses para acomodar o bebê e precisa de tempo para retomar sua forma original. O próprio útero também precisa de tempo para voltar à cavidade pélvica. Em geral, isso acontece em até 40 dias. Mães com outros filhos e mulheres que fizeram parto cesáreo têm de esperar um pouco mais. Nessa hora, a utilização da cinta ajuda no conforto ao andar, principalmente no parto cesáreo. Mas ela também interfere na circulação sanguínea local, o que pode não ser tão desejável. Portanto, use-a com parcimônia.

O excesso de pele demora a sumir. A qualidade da pele, o tipo de cicatrização e as características da gravidez atenuam ou agravam esse processo. Por isso, é tão importante retomar um programa leve de atividade física assim que receber alta obstétrica, além de seguir uma dieta balanceada. Agora, se o excesso de pele não some, em geral porque a mulher já estava acima do peso ou engordou demais durante a gestação, há a opção da cirurgia plástica, obrigatoriamente depois do período de amamentação. Só avalie se vale mesmo a pena fazê-la porque, se a ideia for ter outros filhos, não compensa.

Em geral, as manchas surgem na segunda metade da gravidez. Elas marcam uma borboleta no rosto, escurecem a aureola dos seios, virilhas e axilas e desenham a linha nigra no abdômen. É um fenômeno provocado pelo desajuste hormonal durante a gestação, que aumenta a concentração de pigmentação escura nessas regiões e torna a pele mais sensível ao sol. Para evitá-las ou amenizá-las, a única medida possível é se proteger dos raios solares com cremes bloqueadores, roupas, chapéus e lugares sombreados. As manchas tendem a perder intensidade depois do parto. Em muitos casos, desaparecem com a volta da menstruação. Caso isso não ocorra, vale a pena procurar um dermatologista. Existem tratamentos eficazes com substâncias despigmentantes, como ácido retinoico e hidroquinona, e até aplicações de laser. Mas atenção: jamais use produtos cosméticos sem a orientação médica, alguns deles podem agravar o problema das manchas.
As estrias surgem em cerca de 90% das mulheres entre o sexto e o sétimo mês de gravidez. Elas atingem principalmente o abdômen e as mamas. Contribuem para o aparecimento de estrias a distensão muscular da barriga, os desajustes hormonais na gravidez, o ganho de peso e a propensão familiar.

Embora muitas mulheres usem os clássicos óleos e cremes para tratá-las, não há nenhuma evidência científica de sua eficácia. Na verdade, não existem tratamentos com eficácia comprovada contra as estrias. Uma vez instaladas, elas vão sofrer sua evolução natural. É como uma fibra de tecido que se esgarça e não dá para costurar.

Aqui o melhor a fazer, principalmente as mulheres com tendência a desenvolvê-las, é evitar o ganho excessivo de peso, comendo de forma saudável e fazendo exercícios físicos regulares. No período pós-parto, para amenizá-las, pode-se tentar algumas opções, como a aplicação de laser.
As varizes têm a ver com o aumento do volume sanguíneo durante a gestação e também com a dificuldade de circulação nas partes baixas do corpo provocada pela expansão do útero. Essa estagnação do sangue faz com que os vasos se dilatem, principalmente nas pernas e nas hemorroidas (ânus). Elas tendem a regredir a partir do nascimento do bebê. Caso isso não aconteça, há várias opções de tratamento, entre elas a aplicação de laser, que você pode experimentar após o período de amamentação.
A queda de cabelos entre lactantes é conhecida como eflúvio telógeno pós-parto. Ele se caracteriza por uma intensa perda de fios capilares que começa entre o segundo e o quinto mês a partir do nascimento do bebê. Em geral, a queda de cabelos dura de um a cinco meses, podendo, em alguns casos, persistir por até 15 meses.

Esse fenómeno decorre da acção hormonal durante a gravidez, que impede ou diminui a queda natural dos cabelos. Assim, no período pós-parto, com a retomada do ajuste hormonal, os fios que não caíram começam a despencar de uma vez. Algumas mulheres podem precisar de tratamento estético durante o período de queda de cabelos para disfarçar o problema. Mas atenção: converse com seu médico antes para ter certeza de que o tratamento não vai agravar em vez de atenuar o problema.

O QUE NAO DIZER PARA UMA GRAVIDA....


Se não tiver nada legal para acrescentar, melhor nem abrir a boca... 
Segue este post super interessante que li numa revista. Tem certas coisas que realmente é melhor não dizer...

1.      “Agora você está com cara de mãe!”
O que é ter “cara de mãe”? Ter olheiras, um ar de cansaço permanente, bochechas gordinhas e papo? Nenhuma das hipóteses é boa. Que tal tentar elogiar o que a pessoa tem de bonito? Por exemplo: Seu cabelo está com mais brilho!

2.      “Ainda não inchou?”
Isso é um aviso ou uma praga.

3.      “Você já está com quanto meses, cinco?”
Jamais, nunca, em hipótese alguma, chute o tempo da gestação. Se a mulher ainda estiver no início da gravidez ficará arrasada e se estiver no final, preocupada. Algumas barrigas, por exemplo, são pequenas, embora os bebês estejam sempre no limite superior do que é esperado deles. E mesmo exibindo uma barriga pequena, o que, para muitas, é motivo de comemoração, ouve-se comentários que beiravam a crítica, tipo “mas você está comendo o suficiente?”. Dá vontade de dizer: "não, comecei um regime radical e pretendo acabar essa gravidez com dez quilos a menos".

4.      “Nossa, sua barriga está enooooooorme!”
Todas as grávidas se sentem, em algum momento, como um paquiderme desengonçado. Essa observação destrói a autoestima.

5.      “Quanto você já engordou?”
Essa parte você pode deixar para o obstetra, ok?

6.      “Você é louca? Parto normal é anormal!”
Escuta-se por aí conselhos até mesmo de médicos que afirmaram, do alto de sua experiência masculina, que a cesárea é muito melhor. Só ocorreu perguntar a quantos partos ele já tinha se submetido para dizer isso com tanta convicção. É uma resposta malcriada, mas os estudos, as provas científicas, a experiência e a natureza dizem que, se a cesárea não for realmente necessária para manter mãe e bebê fora de perigo, o parto natural é o melhor caminho para a recuperação mais rápida, com menos riscos, visto que não é uma cirurgia, que o bebê nasce na hora em que estiver prontinho mesmo etc. Moral da história é a seguinte: não critique a opção de parto da gestante, mesmo que isso vá contra suas convicções.

7.      “Foi planejada essa gravidez?”
Que tipo de informação querem arrancar da grávida? Se ela está feliz ou decepcionada? Filhos são uma dádiva, planejados ou não.

8.      “Posso pegar na sua barriga?”
Isso é muito controverso. Se essa pergunta vier de completos estranhos, como já acontece sempre, até mesmo no supermercado, a resposta é obviamente não. Desde quando as pessoas andam por aí tocando as barrigas umas das outras? Agora, entre amigos, a coisa muda de figura. Há curiosidade para sentir o bebê mexer, ou puro fascínio pelo mistério de saber da presença de um ser vivo dentro de um ventre. É instigante mesmo.

9.      Descanse agora, querida, porque depois…”
Essas fatídicas previsões sobre o futuro da nova mãe não ajudam em nada, até porque, se ela estiver no final da gravidez, provavelmente já não está tendo muito descanso mesmo. Já tentou dormir com alguém te chutando por dentro ou com soluço?

10.  “Bom mesmo é quando eles estão dentro da nossa barriga, não é mesmo?”
É uma variação da frase anterior e soa tão descabida quanto dizer na cara-dura “você não preferia não ter de conhecer seu filho?”. Eu, hein.
      
11. Não conte histórias tristes, sobre partos demorados ou uma cesárea complicada. Se não tiver algo legal para acrescentar, não diga nada. Grávidas podem ficar muito impressionadas. Melhor fazê-las rir.”  

QUE TIPO DE PAPA GRAVIDO SERA O SEU COMPANHEIRO???....

Pai Grávido...

Muito bom este tópico sobre os tipos de pais grávidos!!!
Divirtam-se!

 O interessado

"Essa eu sei responder!"
O típico nerd ou CDF. Geralmente sabe tudo sobre gravidez, enche o saco da mulher para mostrar que aprendeu uma porrada de coisa e sempre é o primeiro a dar pitaco quando perguntam algo sobre o assunto. Esse tipo de grávido geralmente têm moral com as gestantes e são a pedra do sapato para os grávidos ausentes.

  



O ausente

"Gravidez, onde?"
Esse tipo se faz de desentendido e passa a impressão de que a gravidez não  é com ele. Os familiares da grávida o odeiam por não darem a atenção que a gestante merece.
São os arqui-inimigos dos grávidos interessados. Essa rivalidade entre eles começou quando uma mulher de um grávido ausente o comparou a um grávido interessado durante um almoço de família.



O machão

"Chega mais, gorducha!"
Esse grávido tem o maior índice de reprovação entre as mulheres. Para eles, o homem que é homem não toma mel, come a abelha. São rudes e estão sempre se aproveitando da pobre gestante. O sonho deles é ter um filho homem. O filme predileto para a maioria deles são do gênero guerra, ação e terror. Tendo um grande destaque a sequência do Shrek.

O egocêntrico 

"Para de frescura, ô mulher!"
Sabe  aquele óleo que as grávidas usam para não ter estrias? Sabe aquele vestidinho mais confortável que ela vai pecisar muito? Sabe aquele desejo de hambúrguer que ela vem falando a dias? Sabe os enjôos que elas tanto sentem? Para eles, isso não passa de um monte de frescura inventada por elas e quem na verdade sofre são eles.


 

 O abandonado 

"Está acontecendo alguma coisa de errado?"
O caso deste grávido, é muito, mas muito complicado mesmo.
Pensa a todo instante que a mulher já não liga mais para ele e que o bebê roubou o seu lugar. Nunca está satisfeito com a atenção dada pela grávida e tem sempre a mesma conversa de que ela está um pouco diferente. 




O superprotetor

"Só não vai tomar sereno, hein amor?"
Um tipo bastante clássico entre os homens. Preocupam-se mais com a gravidez do que a própria grávida. Gostam de comandar o que elas comem, aonde elas vão e as roupas que vão usar. Costumam achá-las irresponsáveis quando não acatam suas ordens.

_"TA AQUI O MEU PAPA!" LOL