sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ser Mae DEPOIS DOS 35

Esse tema é recorrente e divide opiniões. Vale a pena esperar para engravidar? É melhor ser mãe antes dos 35? Melhor ainda antes dos 30?
Engravidei da primeira vez aos 18,da segunda aos 25 e agora aos 38 anos .
E agora com a experiência no assunto que tenho posso falar sobre as diferentes etapas da minha vida:18,25 e 38anos,também gera gravidezes diferentes e tratamentos ao novo ser

Aos 18 anos  tinha medo de tudo,tudo me fazia confusão,passei por uma gravidez atribulada de enjoos,ma disposição,alterações drásticas de humor,chorava muito,chamava pelo meu marido,só queria a minha mãe,chorava a chamar por ela aflita,Parto complicado,tive que la ficar 1 semana para curar a icterícia do bebe,conclusão:ninguém teve mais um minuto de sossego comigo na minha casa,chegava a telefonar durante a noite a chorar a pedir que me viessem buscar ao hospital etc...e mais tarde com o meu filho me tornei uma mãe super ansiosa,melindrosa,egoísta e ate ciumenta dele.Adorava o meu filho,mas o que acontecia muitas vezes e que não conseguia exteriorizar esse sentimento,exigia muito de mim,criticava.me muito se era ou não uma boa mãe e o que isso representava "o ser uma boa mãe".Quantas vezes o meu filho chorava por algo e eu aflita chorava do lado dele sem saber o que fazer para o acalmar e reconfortar.Não tive leite para lhe dar...mas amava.o muito.O meu maior medo...era que ele não gostasse de mim!

Sandro com 18 meses no Infantário



Aos 25 tive uma gravidez mas calma apesar de me ter divorciado nessa altura,num divorcio bastante problemático,adorei estar gravida pois podia fazer a minha vida igual ,não tinha sintomas praticamente nenhuns apenas os enjoos do 1 trimestre,claro que andava nervosa,mas isso era derivado a todos os problemas que estava ultrapassando,nunca teve a ver com a minha bebe.Dia mais feliz da minha vida e que me deu força para continuar em frente e esquecer e ultrapassar todas as magoas,foi o dia que soube que ia ter uma menina.Meu Deus dei pulos de contente agarrada a minha barriga.Foi o meu sonho tornado realidade.Uma prenda de Deus para aliviar todo o meu sofrimento.Quando ela nasceu,foi difícil sem pai do meu lado mas ao mesmo tempo fácil,porque eu parece que já sabia o livro de instruções todo de cor o que me facilitou e muito a convivência com ela e também porque tinha mais confiança em tudo o que fazia e uma maturidade diferente.Foi amor reciproco entre nos as duas a primeira vista
No 5º dia da Jessica

Sandro 5 anos,Jessica 2m

Sandro 6 anos,Jessica 1 ano

Jessica 3 anos



Aos 38,vamos ver pois ainda esta em aberto,mas ate agora nada a me queixar
 Não sou médica, nunca me aprofundei no tema, então minha análise é na base do mero achismo.
Se você que está lendo este post agora já está pensando “Tá vendo? Ela voltou a engravidar aos 38 anos e ta dando  tudo certo,ate agora”, reconsidere seu pensamento.
Sim, graças a Deus ta caminhando tudo pelo bom caminho, tudo certo. O Dinis e um bebe fantástico,poucos sustos me tem pregado,ta correndo tudo bem com ele,ta engordando e crescendo e a sua mama ta feliz por isso, é saudável. Minha gravidez foi tranquila do ponto de vista médico. Mas por que esperei tanto? Aproveitar a vida? Carreira? Momento certo?
Eu tive lá meus motivos para engravidar mais tarde. E acredito que você também tenha os seus. Mas se o ponto é só “aproveitar a vida”, como tenho OUVIDO frequentemente por aí, pense bem. A alegria de ter um filho não tem preço.
Vá por mim. Nada, eu disse, NADA se compara à alegria de ser mãe. Nada chega nem perto desse sentimento.
Então, por que esperar tanto por algo tão bom?
Pense no dia mais feliz de sua vida. Casamento? Férias na Europa? Uma super promoção? Tudo isso passa longe, bem longe, da felicidade de ser mãe.
Então, por que adiar esse sentimento?
É claro que no meio de uma noite em claro, com uma criança chorando sem parar e você perambulando pela casa como um zumbi, você vai se perguntar “onde é que eu fui me meter?”. Mas pense que até mesmo na viagem para a Europa há esses momentos em que a gente, cansada, com bolha no pé e de saco cheio de ver museu pensa “o que é que eu to a fazer aqui?”. Mas depois de um breve descanso ou um banho gostoso você esquece o desconforto; porque a viagem como um todo é muito mais legal do que os pequenos aborrecimentos do percurso. Com filho é igual. Tem horas que aborrece, mas no geral é muito bom.
E tem ainda as questões médicas, que não me competem discutir. Meu obstetra garantia ser seguríssimo ser mãe após os 35 e mesmo após os 40. E quem sou eu para duvidar? Quanto a esse quesito, cabe a você pesquisar e perguntar para o seu médico.
A minha conclusão é que esperei o tempo certo.. Por conta disso, o que mais quero hoje é viver 100 anos, para poder aproveitar mais e mais a alegria de ser mãe agora do meu pequerrucho Dinis e de ver os outros dois encaminhados na vida.
Claro que a vida muda, claro que dá trabalho, claro que custa caro. Tem as já mencionadas noites sem dormir, tem a primeira febre, cólicas, choros, preocupações sem fim,agora que já estava completamente desabituada. Não vou mentir, maternidade não é tarefa fácil. Mas, como diz meu pai, “não existe almoço grátis”, não é mesmo?
Antes de engravidar e ate hoje me perguntava a mim própria se ainda me sentia com coragem para voltar atrás tudo de novo e recomeçar de novo com um bebe nos braços e tudo o que ele representa.
Acho que sim,a minha vontade de ser novamente mãe e superior aos medos que possa ter,e quero mesmo dar um filho ao meu companheiro,um filho que seja mesmo feito por ele,pelo nosso Amor,pela nossa Amizade.
Por isso, reflicta. Reveja as suas prioridades, para não se arrepender depois.
Esse post é um serviço de utilidade pública. Não me use como exemplo.
 
Corra! Vá ser mãe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário