sábado, 6 de agosto de 2011

3 Meses. Feliz Mesário meu anjo












Faz hoje 3 meses que... Sonhador
"Aprendi a conhecer-te,
Assim como os pássaros conhecem seus ninhos,
Sem dúvida num vôo livre,
Que se abre no infinito.
Aprendi a caminhar contigo,
Assim como as estrelas respeitam o brilho da lua,
Que sabe que como aquela só existe uma única no mundo.
Aprendi a lutar por ti,
Assim como as ondas do mar que lutam e se debatem inutilmente,
Para depois se transformarem em espumas suaves na areia.
Aprendi a entender-te,
Assim como as montanhas entendem as nuvens e se esticam como se pedindo chuva para os seus campos secos.
Aprendi a Amar-te,
Assim como os pássaros amam a liberdade,
Os rios amam suas águas,
As estrelas amam o céu,
As ondas amam o mar,
As montanhas amam seus campos.
Aprendi a amar-te como o mais puro e sublime sentimento,
Assim como Eu Amo DEUS eternamente".
AMO-te meu bebe Apaixonado
feliz Mesário Festa Festa Palmas!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Regressando a Amamentação

Continuamos em regime de amamentação em exclusivo. Já lá vão praticamente 3 meses (faz no dia 6) e hoje posso dizer que começa a dar-me prazer amamentar. As dores desapareceram finalmente e apesar de ainda existirem dias em que duvido da capacidade do meu leite (a sério, tenho de deixar de ouvir as vozes de burro) por outro lado tenho que admitir para mim própria que se há dias em que a miúdo dorme 6 a 7 horas por noite é porque não está assim tão mal alimentado. Isto conjugado com o duplo queixo que ele ostenta vai sendo suficiente para me deixar descansada (pelo menos até à próxima pesagem).

Nunca mais voltei a sentir as mamas em pedra (a não ser mesmo à noite, quando ela dorme 6 horas) o que significa que a minha produção de leite estabilizou e produzo aquilo que ele precisa, no more, no less.

Ainda existem dias em que ele pede mama de hora a hora, mas vão sendo mais raros e noto que quando o faz não é bem por querer mamar mas sim porque tem dorzinhas ou está desconfortável e quer estar no mimo. Se lhe der de mamar e o levar a passear já não tenho aquele stress dele começar a chorar com fome. Sei que aguenta no mínimo duas horas e o mais provável é adormecer no passeio e aguentar mais algumas.

Contudo, continuo a stressar com a ideia de amamentar em público. Não gosto. Em casa de familiares ou assim até me faço de "forte" e amamento onde tiver que ser, mais ou menos protegida pela fralda de pano. Mas odeio ter de amamentar, por exemplo, num centro comercial. As pessoas não têm qualquer noção e olham como se eu estivesse a cometer algum crime. Que nojo! Quando lhe dou biberon em público com o meu leite (para o ir habituando a ideia) é tudo "oh que lindo, que fofo!" Mas se tenho a miúdo agarrado à mama parece que estou a ser contra natura (Quando deveria ser exactamente o contrário).

Ainda tenho dias em que desejo ardentemente comprar uma lata de leite. Mas só e apenas porque isso implicaria poder tirar umas horas valentes "de férias" sabendo que ele não ia passar fome. Mas lá está, desabafos, são dias.(principalmente noites...em que acordo estilo zombie,com a ramela no olho que ate me custa a abrir,se tivesse uma lata de leite,huuummm tu que estas ao meu lado a roncar que nem um porco,saltavas ja da cama...ai saltavas,saltavas!!!)


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Aos poucos


Os dias passam e vamo-nos conhecendo melhor. Já sei quando é fome, quando é sono, quando é mimo, quando são dores. Às vezes é tudo ao mesmo tempo e dificulta mais um bocadinho mas no geral já estamos mais ambientadas um ao outro.

De manhã é o ponto alto do dia. Ri-se muito, começa a dar gritinhos e a fazer sons ,aguenta-se uma meia hora  na espreguiçadeira, estando lá, só sem reclamar nem chatear,se estivermos ao pe dele,aguenta.se 5m sozinho e começa logo a chamar. À medida que o dia avança o bom humor dele vai-se esgotando e fica mais birrento, mais chato, mais choroso e mais carente (só quer mama, mama, mama e não é fome... é mesmo pelo afecto).

As noites permanecem calmas. Toma banho, come e dorme. Isto entre as dez e a uma da manha. Depois tanto acorda às 5 da manhã, como às seis. Depende dos dias e do quanto comeu antes de dormir. Encosto-o a mim, barriga com barriga, mama na boca,deitado ao meu lado e continuo a dormitar enquanto ele come,mudo.lhe a fralda logo no meio das mamadas para depois quando voltar adormecer ,ja nao ter que desperta.lo. Não há luz, não há conversas, não há brincadeira. Só noite e calma e sono. Quando desperto já ele dorme a sono solto entre mim e o pai, levantou com muito jeitinho,tipo quem carrega um objecto muito fragil e valioso,e sem pronunciar uma palavra,deitou.na sua caminha,a maior parte das vezes fica,outras vezes nao quer,prefere dormir entre nos.

Aqui em casa tudo continua caótico. Entre cozinhar e lavar e estender roupa e tomar conta dele não há tempo para mais nada. As pilhas de roupa para passar e arrumar aumentam, as camas pedem para ser mudadas, o chão para ser limpo mais a fundo. Enfim. Não consigo ao certo explicar o quanto isto me deixa em stress total e absoluto. Gosto de ter tempo para limpar... e não tenho e irrita-me!

Temos dias melhores e dias piores. Dias com mais birra, dias com mais sorrisos, mas no geral estamos bem e felizes.


3 FILHOS ...3 FORMAS DE AGIR


Quando tive o Sandro e a Jessica, achava que tudo era preto ou branco. Eles dormiam no berço deles. Eles tinham de aprender a adormecer sozinhos.Eles tinham de aprender a acalmar-se sozinhos (por isso, deixa chorar e já se vê). Enfim, achava que já sabia tudo e que tinha a solução mágica e certa para tudo. E agora veio o Dinis e eu mudei. Dei uma volta de 180º.

O Dinis não tem de se acalmar sozinho. Quando algo o aborrece eu acalmo-o. Afinal se ele está aborrecido há de ter algum motivo e à falta de palavras para mo demonstrar, chora. Porque é que o hei de deixar a chorar? O que é que ganho com isso?

O Dinis não tem obrigatoriamente que dormir no berço dele. As vezes  acaba por dormir na nossa cama ,quando esta birrento. E assim eu durmo mais e melhor, ele dorme mais e melhor, eu acordo mais bem disposta de manhã e toda a família ganha.

O Dinis não tem de adormecer sozinho. Eu sou o que ele conhece. Eu sou o porto de abrigo dele, sou a fonte de calma, amor, carinho... E se ele precisa de mimo para adormecer, seja. Temos tempo de lhe ensinar rotinas e não conheço nenhum adulto que precise de mamar na maminha da mãe antes de ir dormir.

Sou mais flexível com ele e comigo por causa dele. Noto-me mais calma, menos stressada. Não acho que lhe esteja a incutir maus hábitos só porque insisto que um bebé a quem são supridas as necessidades (fisicas ou emocionais) é um bebé mais feliz.

Não acredito mais no "deixa chorar" e todas essas teorias. Ele terá tempo para aprender a lidar com a frustração e não será ao mês de vida que tem que o fazer. Odeio ainda mais quando oiço essas barbaridades vindas de quem nos é próximo. "Chorar faz bem, abre os pulmões!"

Claro que sim! Eu própria adoro chorar (especialmente para me abrir os pulmões) e quando o faço é porque está tudo óptimo comigo e não preciso de nada.

Mudamos com o tempo. E ainda bem.
:)

ESTA CARA NAO ENGANA NINGUEM

SAFADINHO !!!



ADORO TIRAR FOTOS DE QUALQUER MANEIRA



DETESTO ESTAR DE BARRIGA PARA BAIXO


MORTO DE SONO





E ASSIM SE PASSOU MAIS UM MES ...O SEGUNDO MES QUE ACABA PARA A SEMANA E COMEÇA UMA NOVA ETAPA...O 3º MES DO RESTO DA MINHA VIDA...
XAU,XAU!