domingo, 3 de abril de 2011

Curiosidade....Estimulaçao do peito para Maes com BAIXA PRODUÇAO DE LEITE,RELACTAÇAO

Ola,

o que me faz trazer aqui para o meu Blog este POst sobre a relactaçao,e o medo que eu tambem tenho de ter que voltar por isto novamente,um problema que afecta muitas maes em todo o Mundo.Afectou.me a mim e aos meus dois filhos,acreditem que e frustante,nao conseguir dar de mamar,o que eu chorei naquela altura,chorava eu por um lado e choravam esfomeados os meus bebes por outro e estou com medo que aconteça de novo agora com o Dinis.
Nos tempos de hoje ,graças a Deus quem inventou a internet ,pc,etc... a informaçao sobre tudo esta mais ao nosso alcançe e isso e uma mais valia para mim e para todas as maes
Esta e a Historia da Ana e da bebe Jo, graças a ela eu agora ja sei o que fazer contra este grande problema para nos mães ,seja de primeira viagem ou nao, e por isso também o transmito a quem comigo quiser partilhar

Uma História igual a tantas outras:

Tive uma filhinha (Jo) e não sei porque motivo, meu leite não foi suficiente para mantê-la forte e por isso ela necessitou tomar complemento (leite artificial em pó) desde que tinha uns 20 dias.
Quando a médica disse que eu teria que complementar chorei muito, porque sabia dos benefícios da amamentação para o bebê e para o vínculo que existe entre ele e a mamãe. E tinha clara consciência de que, para a maioria dos bebês, o peito pode ser perdido com facilidade depois que o bebê passa a tomar mamadeira pela facilidade de sucção da mesma. Mas Deus foi muito benevolente comigo e descobri esta forma de estimulação do peito que foi sensacional. Na época em que escrevi o blog a Jo (com 6 meses) ainda tomava um pouco de complemento, mas a maior quantidade que ela tomava era do peito, graças a Deus.
Ela mamou até os 2 anos e 4 meses e posteriormente com 2anos e meio ela ainda pedia para mamar, e acreditem, eu ainda tinha leite. Mas como eu achava que ela queria só por aconchego resolvi cortar “o cordão de amamentação” e dar apenas afago e carinhos, já que julgo que já está bem imunizada e alimentada depois de 2 anos. Mas enfim, tenho uma imensa gratidão a Deus por ter conseguido esse vínculo tão duradouro e saudável para minha filhinha que foi amamentá-la por tanto tempo.

Para Estimulação:
Você precisa:
- 1 caninho fino ou sonda nasogástrica número 4 ou 5 (comprada em farmácias ou farmácias medicas)
- 1 mamadeira comum ou seringa (20mL ou mais)
Funciona assim:

Na seringa :
Vc insere a sonda na seringa. Coloca a ponta da sonda (caninho) em cima do peito e insere ambos.(caninho e o bico do peito) dentro da boca do bebê. O bebê vai sugar o peito e o leite artificial juntos e isso vai ajudar a estimular o peito a produzir mais leite. (Vide sonda na Foto 1)
Para não ficar com a seringa na mão vc pode colar a mesma no corpo com uma fita adesiva ou micropore, mas lembre-se que ela deve ficar acima da altura do seio para que o leite possa descer .


Na mamadeira:
Como era meio complicado de ficar enchendo a seringa varias vezes (até completar os 120mL) eu decide cortar a sonda (caninho) em pedaços de uns 4 dedos de comprimento (aproximadamente uns 8cm de comprimento) e enfiei no buraquinho do bico da mamadeira (vide Foto 2). Ai ficou bem mais facil.
Você prepara a mamadeira com o leite artificial normalmente, como se fosse dar a mamadeira ao bebe. Depois da mamadeira pronta voce coloca um caninho bem fininho (sonda nasogastrica numero 4 comprada em farmacias medicas especializadas, vide foto) dentro do bico da mamadeira. Este caninho é colocado junto ao bico do peito e os dois são colocados na boca do bebê (pode-se também gotejar algumas gotas de leite artificial em cima do peito para que a crianca queira sugar). (vide Foto 3 )
Com os meses o peito da mae vai começar a produzir o leite necessario e voce terá a alegria de ver o seu peito gotejando e cheio de leite. È possível até que a criança diminua a quantidade de leite artificial tomado a medida que o leite natural começa a aumentar. E assim vc terá a alegria de estar amamentando seu bebê novamente. Parabéns!
Espero que dê tudo certo. Estarei orando para que Deus a abençoe assim como me abençoou. 

 Obs: Caso o pediatra não recomende leite artificial para seu bebê, não introduza o mesmo na alimentação. Já presenciei casos em que o bebê estava bem e a mãe apenas julgou que seu leite não o estivesse alimentando e resolveu introduzir o leite artificial causando ao bebê dores de barriga, cólicas e gases e ele teve de ser levado ao hospital.
Além disso, ele obrigatoriamente vai ter que começar a tomar água e em quantidades razoáveis para o seu peso. Bebes que se alimentam apenas de leite materno não necessitam de complementação com água em sua alimentação.
Opte por este método de estímulo do peito, apenas se o bebê realmente precisa do leite artificial para complementar sua alimentação e ganhar peso.
Descobri que em alguns casos este método também é utilizado por mamães de bebê prematuros que necessitam suplementar a alimentação desses recém-nascidos até que os mesmos tenham forças para sugar sozinhos do peito (RELACTAÇÃO). Sempre com acompanhamento médico ou nos bancos de leite dos hospitais, onde eles ensinam como proceder e por quanto tempo.

Foto 1: Sonda Nasogatrica  ou  Uretral – numero 4
Foto1-Sonda

Foto 2: Sonda cortada e colocada no bico da mamadeira
Foto2-BicoMamad



Foto 3: Bebê mamando no peito com a sonda acoplada na mamadeira (leite artificial)




Foto4-MamandoZoom

Maiores Detalhes de Como Eu Realizava o Apoio dos Braços

Queridas,
Recebi alguns emails com perguntas a respeito de como realizar o apoio dos braços sem se atrapalhar tanto. Em seguida descrevo o que respondi em um dos emails:
“No comecinho da inserção do método de relactação, principalmente na primeira semana, é complicado mesmo tanto para a mamãe quanto para o bebê. Voces estão se adaptando ao novo sistema e como toda situação nova leva um pouquinho de tempo até a gente pegar a manha, mesmo. Mas fica tranquila porque é que nem dirigir carro, depois que você pega o esquema dirige qualquer um, rsrsrsrs.
Cada bebe tem seu jeitinho a minha primeira bebe mamava delicadinha demorando muito tempo pra mamar assim como o seu baby. Já o segundo devorava a mamadeira em segundos. Tenha paciencia pois ele esta se adaptando ao novo mundo e na verdade mamar (sugar) cansa o bebe porque ele tem que fazer muita força.
Eu sei que é um tanto chato, mas se você tiver um pouquinho de paciência vai perceber que logo, logo você pega o jeito e vai conseguir fazer tudo sozinha e inclusive com o bebe no colo. rsrsrsss
Querida te falo isso com certeza absoluta porque já passei por isso duas vezes. No meu caso com o 1o bebe eu fiquei toda atrapalhada, porque ainda usava o sistema de ficar enchendo a seringa que era mil vezes mais complicado (tinha que grudar a seringa com fita crepe no corpo e ficar enchendo a cada 20mL que o bebe ia tomando). Ficava leite por toda a casa e eu ficava toda melecada… Por isso um dia me irritei e enfiei um pedaço da sondinha na mamadeira como descrevi no blog. Ai sim foi uma paz…rsrrss Porque eu nao ficava mais enchendo aos poucos, preparava a mamadeira como se fosse dar ao bebe, mas na hora fatidica enfiava a sondinha.
Aos poucos fui pegando o jeito. Eu fazia assim:
 
1. Preparava o leite na mamadeira. Claro que depende muito da temperatura externa (se está frio ou quente, se vc vive numa região quente ou fria, etc), mas eu em geral aquecia a ÁGUA (apenas a ÁGUA) no microondas por 20 ou 30 segundos (dependendo da temperatura ambiente e da potencia do microondas). Deixava a água morninha (mais ou menos na temperatura corporal que é a que o leite materno sai) e depois colocava o leite em pó. Sacudia bastante para misturar bem e ficar bem homogêneo;
 
2. Sentava em um sofa ou cadeira que tivesse apoio para o braço. Pingava algumas gotas do leite em cima do peito para que o bebe sentisse o cheiro e tivesse o desejo de mamar. Colocava o bebe no seio (no meu caso o direito que era o “rebelde” e não produzia nenhuma gotinha) e assim que ele abocanhasse o seio eu introduzia a sondinha pelo cantinho da boca.

Apoios dos Bracos - Relactacao
Quanto ao fato de entupir infelizmente isso é bem comum. Porque depende do numero da sonda (se muito fina ou muito grossa);do tipo de leite que voce usa (leite para regurgitação, geralmente é mais espesso e assim pode entupir com mais facilidade) e da temperatura (quanto mais frio o leite fica maior a probabilidade dele ficar grosso, com grumos e entupir a sondinha). A solução é ter varios pedaços da sonda já previamente cortados próximo a você. Assim que um entupir você substitui por outro ou retira a sondinha do bico da uma assoprada, uma chacoalhada ou uma chupada mesmo. rsrsrss
Você já teve um grande sucesso que foi o bebe aceitar numa boa a inserção da sondinha. Tem alguns que não gostam e fazem o maior esparro e se recusam a mamar. Ai tem que se ter MUUUUITO mais paciência.
Fique calma porque aos poucos as coisas vão se ajeitando e vocês começam a viver melhor essa experiência maravilhosa.
Não desista, não!! No final de tudo quando passar essa fase mais chatinha e atrapalhada você vai sentir orgulho de você mesma e terá criado um vínculo eterno de amor e doação com seu filhote que você nem ele jamais esquecerao

DICAS EXTRAS:

1. OS DOIS GRANDES “SEGREDOS” DA AMAMENTAÇÃO SÃO:
- ÁGUA: Tomar MUUUUITA ÁGUA ou liquidos em geral.
- SUCÇÃO: Nao existe nada melhor para estimular a producao. E o unico ser que consegue fazer a succao perfeitamente é o bebe. Nao adianta bombinha, marido ou qualquer outra solucao. É por isso que o método de relactacao funciona, pois o bebezinho continua estimulando o peito enquanto mama o leite artificial e isso faz com que o nosso organismo continue a produzir o `sagrado` leitinho.

2. FACILITAR A SAÍDA DE LEITE DA MAMADEIRA
Quando o bebê mama no sistema de estimulação, eventualmente você terá que retirar a sonda pelo cantinho da boca, a fim de liberar o vácuo causado pela sucção do bebê dentro da mamadeira (aquele efeito repuxado do bico).
Para evitar esse incômodo e facilitar a saída de leite da mamadeira passei a usar os bico chamados de “ortodônticos” no mercado que possuem uma pequena válvula (furo) para a saída de ar de dentro da mamadeira.
As marcas que conheco e utilizo são: KUKA e NUK . Veja foto 5.
Se alguém tiver mais algum para indicar fique a vontade.
Foto 5:
Foto5-BicosAir - Cópia


3. RACHADURAS NOS SEIOS OU DOR NOS MAMILOS
Medidas Naturais:
- Leite Materno: Distribuir com o dedo o próprio leite materno ao redor de aréola e mamilos. Deixar secar naturalmente.
- Casca de Banana: Raspe a parte branca interna da casca da banana e coloque sobre a aréola e os mamilos
- Casca do Mamão: Raspe a parte interna da casca do mamão e coloque sobre a aréola e os mamilos
Medida Farmacêutica:
- Pomada a base de Lanolina Pura : marcas que usei Lansinoh
- Pomada a base de Vaselina: Vaselina Pura também serve
    
Com qualquer dessas medidas, logo, logo seus mamilos estarão novos novamente.
Preste atenção também para ver se o bebê não está abocanhando o peito de maneira errada. Pois isso perpetua o ciclo de rachadura dos mamilos.
A maneira correta é o bebê abocanhar toda a aréola (círculo de cor que rodeia o mamilo) para que vc não sinta dor.
Sei que há também outras marcas de pomadas para rachaduras nos seios nas farmácias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário