sábado, 2 de abril de 2011

Gravidez no verao pros e contras

Gravidez no Verão: nascer nos meses de mais calor tem os seus benefícios!

A punto de dar a luz ¡en verano!
Estar grávida quase 40 semanas leva por si mesmo a uma série de desconfortos (pernas inchadas, dores nas costas, problemas para dormir) para os quais o calor asfixiante desta estação não contribuirá em nada. No entanto, nem tudo é negativo. A época de Verão também apresenta uma série de benefícios, por exemplo, diversos estudos mostram que as crianças que nascem no Verão são mais felizes, optimistas e com uma estrutura óssea melhor.:)))
 
Como combater os desconfortos?
 
Alimentação

Embora o calor reduza a sua vontade de comer, deve continuar a levar uma dieta equilibrada e cobrir as necessidades alimentares consumindo umas 2000 calorias diárias: 1100 precedentes de glícidos, 600 de gorduras e 300 de proteínas, divididas em seis refeições por dia.

No entanto, não será necessário comer sopas e guisados fortes, bem pelo contrário, opte por saladas com massas, arroz ou frango (que também alimentam e se juntar apenas azeite aportam menos calorias), gaspacho, verduras e, sobretudo, muita fruta. As grandes refeições obrigam o organismo a trabalhar mais e durante mais tempo, o que acabará por gerar mais calor. Escolha alimentos ricos em fibra, especialmente verduras e frutas frescas. Para além disso se têm um alto conteúdo em líquidos a combinação será perfeita.
Minimize as quantidades de sal que fazem com que retenha líquidos, mas não o elimine por completo já que é benéfico para a formação do feto. Dessa forma, evite os molhos caseiros, o marisco e pratos cozinhados com ovos se comer fora de casa. A última coisa que agora lhe faz falta é ficar doente por salmonelas.
Se costuma suar muito com o calor, assegure-se de que bebe água suficiente. Nos dias mais quentes a perda de líquidos é mais elevada devido à transpiração. Nesse caso, é necessário restituir constantemente o líquido eliminado consumindo água continuamente. Mas procure não abusar das bebidas ricas em açúcar, como a as granizadas por exemplo. O melhor é beber uns litros diários de água com a finalidade de reforçar a função dos rins, favorecer a circulação do sangue e eliminar as toxinas. Graças a esta medida tão simples o sangue distribui melhor os nutrientes, evita-se a obstipação, depura-se o organismo e regula-se a temperatura corporal.
 
A água é a melhor alternativa, mas também os o são os sumos de fruta, o leite ou as bebidas isotónicas com grande capacidade de hidratação. Estas têm na sua composição um alto conteúdo de sódio, glicose, potássio e outros minerais que favorecem a absorção da água.
A máxima higiene

Entre o calor, as hormonas e o peso do bebé, é normal que possa suar bastante e que, dessa forma,  deve ter a máxima higiene. Pode tomar um duche várias vezes ao dia se for necessário e dar uns mergulhos na piscina ou no mar.

Depois de dar à luz terá que ter mais cuidado já que os lóquios têm um odor característico, que unido ao suor pode tornar-se desagradável. Se teve de fazer uma episiotomia, tem que ter cuidado para não abusar da água para que não dificulte a cicatrização.

Pode tomar um duche no dia a seguir ao parto, mas o banho é desaconselhável antes da quarentena pelo risco de infecções. Dessa forma, não poderá submergir o seu corpo no mar ou na piscina até que o puerpério passe. O colo uterino não fechou completamente e se entra água na cavidade uterina pode causar infecções que poderiam chegar a ser realmente graves, depois de uma cesariana devem-se manter as mesmas precauções, não só pela cicatriz, que tarda uns 15 dias a curar, como pela permeabilidade do canal cervical.
 
Cuidados com o sol

Deve proteger-se com um boné, com um chapéu-de-sol e utilizar um creme de protecção solar alta. As alterações hormonais da gravidez podem escurecer a pele à volta do nariz e da boca (cloasma). Para evitar que essas manchas da cara se acentuem mais é fundamental aplicar creme meia hora antes de sair à rua. Um creme próprio pode ajudar a que desapareçam, mas o mais importante é evitar que apanhem só durante todo o ano e especialmente nos meses de Verão.
 
Conselhos para dormir

À noite é preferível não baixar completamente as persianas e dormir com as janelas ligeiramente abertas. Tenha em conta que durante a gestação o seu corpo precisa de mais oxigénio do que o habitual e em sítios onde o ar está saturado talvez lhe custe a respirar bem.
Se à noite não consegue conciliar o sono, acostume-se a dar passeios ao final da tarde ou a relaxar com um banho de água morna.
Tão pouco é bom ligar o ar condicionado durante toda a noite, mesmo se o calor for insuportável não coloque o ar condicionado muito forte e desligue-o passado umas horas.
 
Como vestir?

Opte por tecidos naturais e transpiráveis como o algodão ou o linho que permitam que a sua pele “respire”. Para além disso, este tipo de tecidos evitará que apareçam urticárias, pele “assada”, problemas muito comuns durante a gestação.
Escolha roupas de cores claras e neutras que reflictam a luz do sol. Até que baixe o mercúrio, retire do seu armário o negro e as cores escuras que absorvam o calor.
Não use roupa muito apertada, uma roupa mais folgada que deixe o seu corpo respirar e o ar correr será bem mais confortável para a sua pele pois assim o calor distribui-se melhor e evita a transpiração intensa.
No que diz respeito ao calçado não use sapatos de plástico, muito menos no Verão a não ser que queira submeter os seus pés às piores torturas e favorecer o aparecimento de desagradáveis lesões, para não referir o inchaço que os seus pés irão sofrer. Dessa forma, utilize calçado cómodo fabricado com materiais naturais, como a pele e o algodão. Se possível use os sapatos um número acima do seu para que ao fim do dia não seja tão desconfortável andar calçada.
 
Amamentação

Muitas mulheres suam e sentem muita sede quando amamentam, mais ainda no Verão. É uma reacção fisiológica normal. Também o bebé pode suar muito (pela cabeça) enquanto come, devido ao esforço que realiza.
Para estarem mais cómodos, coloque uma gaze fina sobre o braço onde apoia a cabeça do bebé. Para além disso, convém que tenha à mão água para se hidratar enquanto dá peito.
 
Nem tudo é negativo

Seguramente que mais do que uma pessoa disseram o seguinte ao saber que ia dar à luz no Verão “Coitadinha! Com o calor que faz!”. Se bem que as temperaturas altas podem ser algo negativo (sobretudo se não era uma pessoas que suportava bem o calor), tudo depende do ponto de vista de cada um.
A primeira coisa que está mais que demonstrada é que os climas quentes aumentam a sensação de alegria e de bem-estar. Os dias tornam-se mais longos e há muito mais tempo para se fazer planos com calma: sair com os amigos, passear com a família ou com o seu parceiro, etc.

Se tem uma piscina em casa ou se gosta de ir às piscinas municipais não tem que renunciar a ir, apenas deve fazer uso das recomendações do seu médico no que diz respeito à exposição solar e a tomar banho. Extreme as precauções: não nade na água, é melhor que se sente à volta da piscina e que mergulhe na parte mais baixa. Cuidado com os possíveis encontrões das outras pessoas. Para além disso, a piscina é excelente não só para as grávidas e bebés, mas para qualquer pessoa que queira relaxar fazendo um exercício pausado.
Se pensou ir uns dias de férias para o campo ou para a praia para estar mais relaxada e fresca, não existe inconveniente nenhum sempre e quando escolher um meio de transporte cómodo e se a viajem não for muito longa. Dessa forma, contemple a possibilidade de que o parto apareça como imprevisto e vá para sítios onde tenha um hospital próximo.

Para além disso, a água do mar ao contrário da água da piscina é altamente recomendável para problemas de pele, de ossos, de músculos e, inclusivo, comprovou-se que tem o seu impacto no nosso cérebro pelas suas propriedades psicológicas.
Outra vantagem é que nesta época de férias poderá desfrutar da companhia familiar. À medida que se aproxima o momento do parto estará mais nervosa e preocupada e a presença das pessoas que lhe são mais queridas irá ajudar a que esteja relaxada e a que se distraia.
 
Benefícios para o bebé

Segundo um estudo feito pela Universidade de Bristol, os bebés que nascem no fim do Verão ou no inicio do Outono são mais altos e têm os ossos maiores. Isto deve-se ao aporte de vitamina D, que o sol produz, recebido pela mãe.
O estudo realizou-se com 7000 crianças nascidas entre o ano de 1991 e 1992 seguindo os dados meteorológicos desses anos para se determinar o grau de exposição ao sol que as mães receberam durante o ultimo trimestre da gravidez. Também se avaliou o grau de vitamina D que tinham 350 mães na 37 semana de gravidez.
O resultado é que as crianças aos 10 anos (hoje já adolescentes) que nasceram em Agosto e Setembro são 0,5 cm mais altas que as que nasceram na Primavera e no Inverno e os seus ossos são maiores, já que a sua estrutura óssea é maior.
A conclusão é que estas crianças estiveram expostas a uma maior quantidade de vitamina D devido ao sol que as suas mães apanharam no final da gestação, já que a vitamina D contribui para a formação dos ossos juntamente com o cálcio
Para além disso, as crianças que nasceram no Verão têm uma visão mais positiva da vida. Pelo menos é esta a conclusão de um estudo realizado pela universidade de Helsinki (Finlândia) que revelou que os filhos de mulheres que tinham consumido chocolate durante a gravidez para melhorar o ânimo eram mais activos e sorridentes( lol ,entao o Dinis ira ser muito sorridente). A razão pode-se dever ao facto do feto receber a sensação de prazer provocada por certos alimentos quando está no útero materno. Outros estudos seguem esta linha: investigadores da Universidade de Viena e da Universidade de Tóquio coincidem das pessoas mais felizes terem nascido no Verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário